Efeito Darth Vader: candidatos com vozes mais graves fazem mais sucesso

1 min de leitura
Imagem de: Efeito Darth Vader: candidatos com vozes mais graves fazem mais sucesso

Se candidatado, Darth Vader poderia receber muitos votos (Fonte da imagem: Divulgação 20th Century Fox)

Um estudo realizado pela Universidade McMaster, no Canadá, revelou que pessoas tendem a escolher aos homens e mulheres com vozes mais graves para serem seus líderes - Darth Vader, vilão de Star Wars, que o diga. A pesquisa foi liderada por Cara Tigue e levou em consideração tanto os fatores psicológicos quanto os dados históricos, concluindo que o tom da voz é importante para inspirar imponência e liderança.

Em entrevista ao Daily Mail, Cara revela que uma experiência foi realizada com discursos de ex-presidentes dos Estados Unidos, deixando suas vozes mais ou menos agudas. Em seguida, foi perguntado para vários entrevistados para qual versão das vozes eles prefeririam votar, sem saber o candidato por trás dela.

Os resultados mostraram que as vozes mais graves são as mais atrativas, já que receberam a maior parte dos votos. Tigue ainda acrescenta que mesmo a analogia já havia sido feita antes, mas só agora existem estudos conclusivos revelando que a voz tem um grande peso na inspiração de liderança que uma pessoa pode passar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.