Ilusão de ótica: veja tudo desaparecer na frente de seus olhos

1 min de leitura
Imagem de: Ilusão de ótica: veja tudo desaparecer na frente de seus olhos

Olhe para o centro da imagem e mantenha-se focado por cerca de 30 segundos. Você percebeu alguma alteração na ilustração? Exatamente, todas as cores deixam de ser percebidas e parece que estamos olhando para uma tela em branco – é o chamado "desaparecimento de Troxler", notado pela primeira vez pelo cientista Ignaz Paul Vital Troxler. Você sabe o motivo para isso?

Quando focalizamos um ponto específico, nossos neurônios se adaptam para que possamos compreendê-lo melhor. Por essa razão, quando estamos concentrados em determinado trecho da ilustração, todas as outras partes acabam sendo deixadas de lado pelo sistema nervoso, fazendo com que ela se confunda com os outros elementos (a tela branca, no caso).

Mais detalhadamente: após alguns segundos de focalização, os neurônios responsáveis pela visão periférica ficam com “preguiça” por causa da ociosidade. Para não ficarem inativos, eles se direcionam ao centro da imagem. Dessa forma, a visão periférica acaba desativada e temos a impressão de que os objetos ao redor do foco sumiram.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.