(Fonte da imagem: Outdoor Travelling)

Desde o início da civilização, as pontes se provaram como uma das criações mais úteis e surpreendentes da humanidade, tanto por suas estruturas imponentes quanto por conseguirem resistir a enormes quantidades de peso mesmo quando parecem extremamente frágeis. Acompanhe aqui uma lista com algumas das mais embasbacantes já projetadas pelo homem.

1- Infinity Bridge

(Fonte da imagem: designboom)

Essa ponte já seria, por si só, uma das mais impressionantes desta lista, graças à sua arquitetura moderna. Mas a parte realmente interessante da pequena construção (de apenas 240 metros) se mostra durante a noite: uma série de luzes azuis passa a iluminar as laterais da passarela, mudando de cor sempre que uma pessoa se aproxima. O resultado você pode ver no vídeo abaixo.

Uma pequena curiosidade: o motivo para a Infinity Bridge possuir tal nome está no desenho formado pelo arco da ponte em conjunto ao seu reflexo na água, que lembra o símbolo do infinito.

2- Rolling Bridge

Ao olhar para a Rolling Bridge durante a maioria dos dias, tudo que você vai ver é uma ponte comum. Mas ao meio-dia de todas as sextas-feiras, o aparelho mostra sua verdadeira característica: ela se enrola, com ajuda de um conjunto de prensas hidráulicas, tornando-se algo parecido com a mistura de uma caixa de pizza, uma roda de hamster e uma nave do filme de Star Wars em tamanho gigante. Confira o vídeo abaixo para vê-la em ação.

3- Millau Viaduct

Ampliar (Fonte da imagem: Flickr/tibchris)

Também conhecida por alguns como Millau Bridge, a ponte não impressiona apenas por sua beleza, mas também pelo fato de ser a mais alta do mundo, com 343 metros de altura no topo de seus pilares. Os carros na pista também ficam suspensos a grandes distâncias do chão (270 metros), o que pode ser bastante assustador.

4- Danyang–Kunshan Grand Bridge

(Fonte da imagem: Panoramio)

O que essa construção falta em beleza, sobra em tamanho: com 164 km de extensão ela é, desde junho de 2011 (quando foi oficialmente inaugurada), certificada pelo Guinness como a mais longa ponte do mundo em todas as categorias. Seu projeto levou quatro anos para ser concluído e precisou de 10 mil trabalhadores, somando um custo total de 8,5 bilhões de dólares.

5- Golden Gate Bridge

Ampliar (Fonte da imagem: Wikimedia Commons)

Possivelmente a ponte mais famosa do mundo (empatando apenas com a London Bridge), a ponte Golden Gate pode não ser dona de nenhum recorde, mas é inconfundível graças ao seu design, inovador para a época, e seu tom vermelho-alaranjado extremamente chamativo. Desde sua criação, é considerada um símbolo para o povo dos Estados Unidos.

Uma dúvida comum de muitas pessoas que veem a ponte pela primeira vez é o porquê dela possuir tal nome, uma vez que ela não possui uma parte dourada sequer. A resposta para isso não está na ponte, mas sim no que há abaixo dela: a construção atravessa um estreito chamado “Golden Gate”, fato que garantiu o título.

Engenhosidade humana

Você já se perguntou como um cabo tão grande quanto o usado para sustentar pontes é fabricado? Caso você um dia visite a parte sul da Golden Gate Bridge, conseguirá ter uma ideia. Lá há uma área onde está exposto um corte transversal do enorme cabo.

Ampliar (Fonte da imagem: Wikimedia Commons)

O segredo é simples: no lugar de uma única linha, os cabos de uma ponte são feitos de milhares de fios menores, de forma a criar uma corda assustadoramente larga, que é então revestida por uma folha de aço para protegê-las da ferrugem. E para quem está curioso em saber quantos fios foram usados para a Golden Gate, a resposta pode assustar: 27.572

6- The Bridge of Peace

Ampliar (Fonte da imagem: TopBox Design)

Criada com o objetivo de ser um símbolo de ligação entre o velho e o novo distrito da cidade de Tblisi, a ponte possui milhares de LEDs espalhados em sua estrutura. Estes agem em conjunto com a enorme quantidade de vidro, presente tanto nos corrimãos quanto no teto da construção, de forma a clarear a passarela por completo durante a noite.

7- Sydney Harbour Bridge

Ampliar (Fonte da imagem: Wikimedia Commons)

Embora seja uma construção de bela arquitetura, não é por isso que ela faz parte desta lista. Enquanto a maioria das pontes possui apenas algumas pistas, a Sydney Harbour Bridge é uma verdadeira rodovia suspensa, contanto com oito vias para carros, duas para bondes, uma ciclovia e uma passarela para pedestres.

Para suportar o enorme número de pistas, é preciso ser consideravelmente grande. E nisso a Sydney Harbour Bridge certamente se mostra impressionante, com uma largura de 49 metros; o que lhe garantiu o título de ponte mais larga do mundo.

8- High Line

Ampliar (Fonte da imagem: High Line)

Originalmente uma linha de trem desativada, a High Line como na foto veio com um projeto que tem como objetivo adaptar a construção abandonada, transformando-a em uma enorme passarela. Mas a parte realmente interessante está no fato de que ela também será um parque, com direito a bancos, árvores e muitas plantas, atravessando boa parte de Manhattan como um jardim suspenso.

Embora já esteja aberta para o público, a High Line ainda não está completa: o projeto, que é dividido em três partes, acabou de dar início à sua segunda fase.

9- Rewa Rewa Bridge

Ampliar (Fonte da imagem: newswire.co.nz)

Com uma arquitetura pouco convencional, a construção serve não só como ponto de travessia entre Nova Plymouth e Bell Block, mas também como um memorial para os mortos durante a Guerra dos Mosquetes. Diferente da maioria das pontes, que possuem um arco central ou dois distribuídos nas laterais, a Rewa Rewa Bridge conta com um único deles, mas que atravessa a estrutura de forma transversal, o que garante a ela uma aparência única.

Uma das características mais impressionantes da ponte está também em seu posicionamento: ela fica perfeitamente alinhada com o monte Taranaki. Dessa forma, ao olhar de um dos lados da ponte, há a impressão de que ela leva diretamente para a montanha.

10- Gateshead Millennium Bridge

Ampliar (Fonte da imagem: This and That and More of the Same)

Apelidada por muitos como “A ponte do olho que pisca”, a Millennium Bridge já chama a atenção com sua arquitetura bastante diferente, que realmente lembra um olho com as pálpebras abertas. O mais interessante da ponte, no entanto, é sua capacidade de girar em seu eixo para permitir que embarcações atravessem o rio, como você pode ver no vídeo abaixo.