A batalha pela melhor tecnologia chega aos banheiros

2 min de leitura
Imagem de: A batalha pela melhor tecnologia chega aos banheiros

(Fonte da imagem: The New York Times)

Quando se fala em tecnologias de ponta, normalmente se pensa em dispositivos que vão fazer parte de nossas salas de estar ou escritórios. Porém, dispositivos como a privada Numi, fabricada pela Kohler, mostram que até mesmo os banheiros de casa podem ser beneficiados por interfaces de toque e recursos que respondem automaticamente aos comandos do usuário.

A privada high-tech custa aproximadamente US$ 6400, 81 vezes o que é cobrado por um vaso sanitário convencional. Mais do que estabelecer um grande mercado consumidor, o lançamento tem como objetivo chamar a atenção para um nicho que é ignorado pela maioria das pessoas e estabelecer uma competição com a fabricante japonesa Toto.

O repórter Sam Grobart, do The New York Times, pôde testar o dispositivo durante um mês e afirma que, assim como um carro com bancos aquecidos, é fácil se acostumar com os luxos proporcionados por um dispositivo do tipo. Segundo ele, o aspecto que mais surpreende na Numi é a ausência de qualquer alavanca – todos as ações são feitas através de um controle remoto com interface semelhante à vista em gadgets como o iPod Touch.

Tecnologia de ponta

A privada é equipada com LEDs responsáveis por iluminar o ambiente, além de um sensor de proximidade que levanta a tampa automaticamente sempre que alguém se aproxima o suficiente. Um pequeno feixe de luz azul serve como forma auxiliar de realizar essa ação, atuando também como um meio de acionar a descarga.

(Fonte da imagem: The New York Times)

A Numi também possui assentos aquecidos e um sistema que desprende ar quente a partir de sua base, aquecendo os pés do usuário em dias frios. Outros recursos incluem um sistema de limpeza baseado em jatos de água com intensidades diferentes, com direito a secagem através de um sistema de ar aquecido.

Luxo que pode incomodar

O dispositivo conta com dois modos diferentes de descarga, que consomem menos água do que as privadas comuns disponíveis no mercado. Usuários desatentos não precisam se preocupar em acionar a função manualmente, já que os detectores de proximidade da Numi percebem quando a pessoa se levantou e acionam automaticamente a descarga.

(Fonte da imagem: The New York Times)

Para finalizar, a Numi conta com um sistema de rádio FM e uma entrada para a conexão de players de MP3. Segundo Grobart, o maior problema do dispositivo fica justamente para o excesso de tecnologia, que muitas vezes se prova um obstáculo aos objetivos do usuário. Como exemplo, ele cita o sistema automático de abertura da tampa, processo que leva muito mais tempo do que se fosse feito manualmente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.