As ilusões de ótica mais incríveis da internet

5 min de leitura
Imagem de: As ilusões de ótica mais incríveis da internet

A visão é um dos cinco sentidos presentes no ser humano, de grande importância para o nosso dia a dia, sem dúvidas. E isso não é à toa: estamos entre os seres vivos com os olhos mais evoluídos do planeta, além de termos várias características importantes ligadas a eles, como nossa capacidade de reconhecer rostos e diferenciar cores.

Mas isso não quer dizer que esse sentido é infalível. De fato, nossa dependência da visão nos torna suscetíveis a enganos, principalmente quando nos focamos muito (ou pouco) em alguma tarefa. Se você duvida disso, acompanhe esta lista feita pelo Tecmundo para aprender que mesmo os olhos e mentes mais sagazes não conseguem escapar de uma ilusão bem feita.

1- Amêndoas vivas

(Fonte da imagem: One Digital Life)

Você pode até achar que essa imagem é um GIF animado, mas ela realmente não passa de um desenho estático. O motivo para tal impressão de movimento está na combinação do ângulo e da posição de cada semente, além do preto e branco usado no contorno delas.

2- Desafiando a gravidade

Vencedora do concurso de melhor ilusão de ótica de 2010, esse vídeo é uma prova da facilidade com que uma pessoa pode ser enganada através de um simples “jogo de câmera”: a uma primeira vista, as pequenas esferas podem parecer estar subindo as rampas, mas basta assistir até o fim para perceber que o segredo está no ângulo usado para fazer a gravação.

3- Cor fantasma

Você já passou algum tempo observando uma lâmpada acesa e quando tentou olhar para outro lugar, percebeu que ainda havia ficado um tipo de “lâmpada fantasma” em sua visão? Essa ilusão se aproveita do mesmo efeito, mas de forma um pouco diferente. Para entender melhor, observe o ponto preto no vídeo sem mudar seu foco. Após alguns segundos, uma versão em preto e branco da mesma imagem é mostrada, mas você poderá ver todas as cores.

Usando uma técnica conhecida como afterimage (rastro) o vídeo faz com que a versão negativa (com cores invertidas) de uma foto fique “marcada” em sua retina por alguns segundos. Mas há um problema: embora nossa visão deixe essa marca, ela não gera uma forma nítida.

Para contornar isso, a mesma imagem sem cor, mas nítida, é mostrada. Assim, ao olhar para ela, a combinação do rastro com a foto em preto e branco gera uma figura perfeita e colorida.

4- Cigarros que mudam de tamanho

Ao assistir o começo do vídeo, você pode achar que os cigarros possuem tamanhos diferentes, mas depois de vê-lo até o fim, vai perceber que eles são exatamente iguais. O que ocorre nesse caso é uma ilusão de perspectiva causada pelo desenho, que faz parecer que o cigarro da direita possui o tamanho de uma parede inteira, enquanto o da esquerda aparenta ter apenas um terço dessa altura.

5- Enganando sua percepção de cor

À primeira vista, pode parecer que a imagem mostra um “palco” xadrez sem qualquer característica especial, mas na verdade um dos quadrados brancos é na verdade cinza. Você consegue encontrá-lo antes da resposta ser mostrada?

O segredo para a ilusão está no enorme cilindro preto ou mais exatamente na sombra que ele projeta. Ela faz com que a capacidade de diferenciar as cores dos quadrados não iluminados seja prejudicada, o que obriga o cérebro a confiar no padrão quadriculado do palco, resultando em um espaço cinza sendo confundido com o branco.

6- Espelho infinito

O espelho infinito consiste em um espelho comum com uma série de LEDs e uma superfície completamente reflexiva no espaço entre ele e a moldura. Assim, a impressão que se tem ao olhar para o objeto é de estar na verdade observando um túnel de profundidade infindável.

7- Cubo flutuante

Mais uma ilusão que trabalha com o ângulo em que a cena é filmada, mas dessa vez para gerar a impressão de que há um objeto tridimensional flutuando em pleno ar. Embora a ideia seja semelhante à do segundo item da lista, não deixa de ser impressionante.

8- Diferenças de contraste

Nessa animação interativa, o objetivo é simples: identificar quais são os pares de círculos brilhando na mesma sincronia. Depois de chegar a uma conclusão, basta clicar em “Click to add or remove background” para descobrir se você estava certo ou errado.

 (Fonte da animação: Best Illusion of the Year Contest)

A resposta para essa ilusão está na diferença de contraste entre as cores dos círculos e o fundo da imagem. O que ocorre é que, uma vez que o tom desses círculos muda rápido demais para conseguirmos observar tudo simultaneamente, nosso cérebro tenta se focar em fazer um agrupamento pelo que mais se destaca no momento.

Por isso, uma vez que o que mais se destaca no fundo preto é o branco e o que mais se sobressai no fundo amarelo é o branco, somos enganados, acreditando que os pares são formados diagonalmente, enquanto na verdade são formados horizontalmente. Para entender melhor, basta tapar uma das linhas de círculos e observar por alguns momentos as formas que você não escondeu.

9- Quebra-cabeça que desafia a lógica

Se você acha que uma boa organização não faz diferença alguma, basta assistir ao vídeo acima para mudar de ideia. Este é um caso onde a ilusão não está no que você vê em si, mas no conflito gerado entre o fato daquilo ser lógico e de nosso cérebro relutar em aceitar essa mesma lógica.

10- Círculo de cores

Nessa ilusão, tudo que você precisa fazer é olhar para o ponto no centro da imagem, enquanto tenta focar sua atenção nas esferas que ficam mudando de cor. Você deve perceber que essa mudança é bastante rápida, desacelerando apenas quando o círculo se move, certo? Errado. Embora possa parecer que essa afirmação está correta, a verdade é que a taxa de alteração de tons mantém-se na mesma velocidade o tempo todo.

Se mesmo sabendo disso você ainda não conseguir identificar as mudanças de cor, não é preciso se preocupar: o que ocorre nesse caso é que nosso cérebro consegue acompanhar o que acontece com o círculo sem grandes problemas, mas apenas quando ele está parado.

Já quando em movimento, o cérebro não é capaz de seguir um número tão grande de informações simultâneas, Assim, ele agrupa todas as esferas próximas com cores parecidas, apenas “percebendo” a mudança quando houver uma diferença considerável entre os tons.

.....

E então, o que achou de conhecer algumas das melhores ilusões de ótica espalhadas pela internet? Não se esqueça de deixar seus comentários logo abaixo, contando quais delas foram suas favoritas. Fique ligado no Tecmundo para mais artigos curiosos de tecnologia e internet.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.