Radar espacial captura ecos de uma chuva de meteoros

1 min de leitura
Imagem de: Radar espacial captura ecos de uma chuva de meteoros

Um Radar de Vigilância da Força Aérea Norte-Americana localizado no estado do Texas conseguiu gravar o áudio de uma chuva de meteoros ocorrida na última sexta-feira (12 de agosto). Segundo o site Space.com, a chuva de meteoros Perseid representou um verdadeiro espetáculo, e nem mesmo a presença da lua cheia conseguiu interferir na observação do fenômeno.

Além de reproduzir os ecos capturados durante o fenômeno, o vídeo publicado pelo site no YouTube incluiu fotografias capturadas pelo astronauta Ron Garan, da Estação Espacial Internacional. Segundo a NASA, a chuva de meteoros Perseid é um fenômeno que já é observado por pelo menos 2 mil anos.

Fenômeno surpreendente

Os meteoros se tratam de pedaços do cometa Swift-Tuttle, cuja órbita ao redor do Sol leva 133 anos. O nome Perseid se dá devido ao ponto de observação do fenômeno, que se dá na constelação de Perseu.

(Fonte da imagem: Space.com)

Todo mês de agosto a Terra passa pela nuvem de detritos do cometa, e pequenas partes dele são queimadas pela atmosfera do planeta, atingindo velocidades superiores a 214 mil quilômetros por hora. Durante o período de pico do fenômeno, foram observados 20 meteoros entrando no planeta a cada hora.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.