Camaleão: Lexus cobre um carro com quase 42 mil LEDs com cores programáveis

1 min de leitura
Imagem de: Camaleão: Lexus cobre um carro com quase 42 mil LEDs com cores programáveis

A Lexus anunciou na última segunda-feira (5) uma versão de seu modelo IS que dificilmente vai chegar aos consumidores em algum momento futuro. Coberto com 41.999 LEDs programáveis, o veículo é um verdadeiro “camaleão” que pode mudar suas cores de uma hora para a outra mediante um simples comando de seu motorista.

O carro batizado como LIT IS é fruto de uma parceria entre a fabricante e o serviço de vídeos Vevo, cujo objetivo é promover o clipe “Be The One”, da cantora britânica Dua Lipa. Entre as características que chamam atenção na invenção é o fato de que o sistema de iluminação pode ser programado para responder a gestos e músicas.

“Essa colaboração única entre a Lexus e a Vevo é um incrível trabalho de arte, tecnologia e design através das lentes de um vídeo musical”, afirmou a fabricante em um comunicado oficial. Todos os LEDs usados no veículo foram aplicados manualmente pela equipe responsável e programados para trabalhar de três formas diferentes.

Essa colaboração única entre a Lexus e a Vevo é um incrível trabalho de arte, tecnologia e design

Enquanto no modo “Attract” o veículo usa um loop de cores para destacar suas características de design, no “Music Viz” ele responde a diferentes músicas através de padrões sincronizados a um ritmo. Por fiz, no modo “Gesture” os usuários podem usar movimentos de mão (com o auxílio de um console de video game) para mexer com a iluminação de forma livre.

O que impede o LIT IS de chegar às ruas em algum momento futuro é o fato de que dificilmente alguma agência governamental daria permissão para algo com tantos LEDs circular — afinal, as mudanças de cores podem muito bem gerar distrações que resultam em acidentes.  Assim, a não ser que você faça parte da equipe de produção de algum vídeo musical, dificilmente haverá a oportunidade de ver um carro desse tipo pessoalmente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.