Minha Série

Pesquisador cria axila robótica com cheiro realista

Segundo o responsável pela invenção, ela tenta estabelecer uma interação mais realista entre humanos e robôs.

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

29/06/2011, às 09:25

(Fonte da imagem: Kevin Grannan)

O pesquisador Kevin Grennan criou uma axila robótica extremamente realista, capaz de secretar suor e até mesmo reproduzir cheiros desagradáveis. Segundo o inventor do dispositivo (que possui até mesmo pelos), a intenção da novidade é proporcionar um relacionamento mais realista entre humanos e criaturas robóticas.

Grennan afirma que o uso de odores é uma forma mais realista de interação com dispositivos inorgânicos. Como exemplo, o pesquisador cita um robô criado com o objetivo de desarmar bombas que secreta cheiros que indicam medo – algo que, segundo ele, seria uma forma eficiente de alertar pessoas ao redor sobre a ameaça enfrentada.

Outro exemplo é o uso de robôs que excretam cheiros responsáveis por estimular a atividade cerebral de funcionários em uma linha de montagem, o que traria como consequência uma maior produtividade. Até o momento, a axila robótica não passa de um protótipo, e não há indicações de que a invenção venha a ser empregada de forma abrangente em um futuro próximo.



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.