Músicas da Copa do Mundo: relembre os maiores hits da competição

4 min de leitura
Imagem de: Músicas da Copa do Mundo: relembre os maiores hits da competição
Imagem: Getty Images

Em 2022, a famosa Copa do Mundo acontece no Qatar, o primeiro país do Oriente Médio a receber o evento da Federação Internacional de Futebol (FIFA). Por mobilizar diversas nações e culturas em torno dos jogos, comumente uma trilha sonora original é desenvolvida para recepcionar os esportistas, torcedores e jornalistas.

Neste ano, durante a Cerimônia de Abertura da Copa do Mundo, que aconteceu no domingo (20) no estádio Al Bayt, localizado na cidade de Al Khor — cerca de 50 km da capital Doha —, algumas apresentações foram vistas pelos presentes e também espectadores da transmissão televisiva.

Mas que tal relembrar outras músicas já celebradas durante o torneio futebolístico? Confira as mais marcantes a seguir!

10. “Hayya Hayya”, de Davido e Trinidad Cardona (Qatar, 2022)

Oficialmente, a música é o tema principal do evento neste ano. No entanto, outras canções foram lançadas para a Copa do Qatar, como “Tukoh Taka”, de Nicki Minaj, Maluma e Myriam Fares, que se tornou a música oficial do FIFA Fan Festival, além de “Dreamers”, do astro sul-coreano Jungkook, que faz parte da banda de K-Pop BTS.

“The World Is Yours To Take” (de Tears for Fears e Lil Baby), “Light The Sky” (de Nora Fatehi, Rahma Riad, Balqees, RedOne e Manal) e “Arhbo” (de Ozuna e GIMS) são outras canções que também estão presentes na trilha sonora original desta Copa do Mundo.

9. “Live It Up”, de Nicky Jam com Will Smith e Era Istrefi (Rússia, 2018)

Cantada em inglês e espanhol, a música da Copa 2018 foi composta pelos três integrantes citados acima, junto ainda do DJ e produtor musical Diplo. Embora não tenha se tornado uma das grandes composições do evento, a canção contou com performances interessantes tanto durante a abertura do torneio quanto em seu encerramento.

8. “Boom”, de Anastacia (Japão e Coreia do Sul, 2002)

Há 20 anos, quando o Brasil foi campeão pela última vez, três músicas embalaram os jogos da Copa Asiática, ocorrida em parte no Japão e em parte na Coreia do Sul. A principal e oficial foi “Boom”, da cantora e compositora estadunidense Anastacia.

No entanto, também foram lançadas “Let's Get Together Now”, que contou com diversos artistas locais, como Daisuke Kawaguchi, Kim Hyung-Suk, Yoshimitsu Sawamoto, Kiyoshi Matsuo e  Lena Park, e “Anthem”, uma canção instrumental de Vangelis e Takkyu Ishino.

7. “Un’estate italiana (To Be Number One)”, de Edoardo Bennato e Gianna Nannini (Itália, 1990)

Antes mesmo do torneio de 1990, algumas músicas foram feitas para sua celebração. Porém, de maneira oficial, apenas na Copa italiana é que a FIFA passou a ter canções tema.

Desse modo, a estreia aconteceu com Edoardo Bennato e Gianna Nannini, contando com uma versão em inglês da mesma canção performada pelo Giorgio Moroder Project.

6. “Gloryland”, de Daryl Hall & Sound Of Blackness (Estados Unidos, 1994)

Com a voz potente do músico Daryl Hall, “Gloryland” foi apresentada ao mundo, trazendo ainda uma parceria com o conjunto instrumental do Sound Of Blackness. O resultado foi bastante positivo e, no Brasil, além da recordação da música, fica a lembrança do tetracampeonato. Será que esse ano o hexa vem?

5. “Cup of Life (La Copa de la Vida)”, de Ricky Martin (França, 1998)

Em ascensão naquela época, o astro Ricky Martin não poderia ficar de fora da Copa do Mundo. Por esse motivo, “Cup of Life” se tornou a música oficial do torneio da França, em 1998. Porém, “La Cour des Grands (Do You Mind If I Play)”, de Youssou N'Dour e Axelle Red, também merece um lugar de destaque nessa lista.

4. “The Time of Our Lives”, de Il Divo e Toni Braxton (Alemanha, 2006)

Para a Copa da Alemanha, o grupo de música clássica Il Divo, formado por integrantes de cinco países diferentes, se uniu à estrela norte-americana Toni Braxton para uma composição muito marcante. Além dela, naquele ano, “Zeit dass sich was dreht (Celebrate The Day)”, de Herbert Grönemeyer com Amadou & Mariam, foi igualmente lançada de forma oficial.

3. “Ole Ola (We Are One)”, de Pitbull, Jennifer Lopez e Claudia Leitte (Brasil, 2014)

Chegando à Copa do Brasil, em 2014, a música oficial da FIFA consistiu em uma parceria animada de três artistas muito famosos. Entre eles, uma brasileira não poderia deixar de estar e fomos representados por Claudia Leitte. Dessa forma, “Ole Ola (We Are One)” conta com vocais em português, espanhol e inglês.

2. “La La La”, de Shakira e Carlinhos Brown (Brasil, 2014)

Já de maneira não-oficial e ainda embalada pelo sucesso de sua música para a Copa do Mundo anterior, Shakira se uniu a Carlinhos Brown para o lançamento de um novo hit. Pode-se dizer que “La La La” ofuscou, de alguma maneira, “Tatu Bom de Bola”, a canção oficial da mascote, e “Dar um Jeito (We Will Find a Way)”, a música do FIFA Fan Festival.

1. “Waka Waka (This Time For Africa)”, de Shakira com Freshlyground (África do Sul, 2010)

Por fim, é preciso dizer que Waka Waka” talvez seja uma das músicas mais marcantes feitas para a Copa do Mundo até hoje. A parceria da colombiana Shakira com o grupo sul-africano Freshlyground contou com composição da estrela junto dos músicos J. hill, Kojidie e Ze Bell Jean Paul.

Gostou do conteúdo? Então continue acompanhando o TecMundo para não perder nenhuma curiosidade da Copa do Mundo 2022.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.