Ilustrações em vitral revivem o universo de O Senhor dos Anéis

3 min de leitura
Imagem de: Ilustrações em vitral revivem o universo de O Senhor dos Anéis
Imagem: Deviantart
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O Senhor dos Anéis é, de longe, uma das histórias mais famosas da literatura mundial. A obra foi escrita por J. R. R. Tolkien entre 1937 e 1949 e faz sucesso até hoje, a ponto de inspirar uma premiada trilogia do cinema e também uma série exclusiva do serviço de streaming Amazon Prime Video.

Por conta de seu sucesso, muitos artistas acabam se inspirando no mundo mágico do autor para criar suas obras, entre eles o famoso desenhista Jian Guo, que criou diversas ilustrações em estilo vitral que retratam momentos épicos das obras de J. R. R. Tolkien, como O Senhor dos Anéis e O hobbit.

Hoje, o TecMundo mostra em detalhes para você as principais ilustrações de Jian Guo, as quais foram inspiradas nos famosos contos da Terra Média. Confira!

Batalha de Gandalf contra Balrog

Um dos vitrais mais impressionantes é o que reproduz a batalha entre o mago Gandalf e a criatura Balrog. A cena marcou o final do primeiro filme da trilogia: O Senhor dos Anéis: a sociedade do anel, e só terminou no começo do título seguinte, O Senhor dos Anéis: as duas torres

Vitral mostra a histórica batalha entre o mago Galdalf e a criatura BalrogVitral mostra a histórica batalha entre o mago Gandalf e a criatura Balrog.Fonte:  Deviantart 

A cena também se tornou história por ser o momento em que Gandalf fala uma de suas frases mais icônicas: “You shall not pass!”, que, em tradução livre, significa “Você não passará!”. 

A história de O hobbit

Em outra obra, o artista faz referência aos acontecimentos do livro O hobbit. A figura central é Bilbo Boseiro, o protagonista da aventura, em uma versão mais velha, fumando seu famoso cachimbo. 

Vitral traz um resumo de tudo que acontece na história de O HobbitVitral representa um resumo de tudo o que acontece na história de O hobbit.Fonte:  Deviantart 

Ao redor de Bilbo, é possível ver outros elementos da história que antecede O Senhor dos Anéis. Na parte inferior, foi representado o Bilbo escrevendo sua história e, ao lado dele, a criatura Gollum. No lado esquerdo, o dragão vermelho Smaug, principal motivo para a jornada do hobbit e, em cima dele, as autoridades mago Gandalf e Rei Elfo Elrond.

Para completar, no alto da imagem, à direita, também é possível ver uma representação que faz uma alusão à criação de um dos famosos anéis do poder. Resta saber qual deles está sendo criado naquele momento.

A reunião antes da jornada de O hobbit

Antes de Bilbo e companhia embarcarem na perigosa missão de libertar o Reino de Erebor do dragão Smaug, um banquete é realizado na casa do protagonista, mesmo que contra a sua vontade.

O famoso banquete de o Hobbit também serviu de inspiração para a criação de um vitralO famoso banquete de O hobbit também serviu de inspiração para a criação de um vitral.Fonte:  Deviantart 

A cena é uma das mais divertidas da trilogia e mostra outros amigos e familiares dele juntos ao mago Gandalf, acabando com todo o estoque de comida e, principalmente, bebida, da casa de Bilbo. 

O Senhor dos Anéis: as duas torres

Uma das ilustrações que mais chamam atenção apresenta o resumo da segunda parte da trilogia O Senhor dos Anéis. Nela, é possível conferir cenas como o momento em que o vilão Língua de Cobra é desmascarado pelo mago Gandalf.

Vitral com um resumo de O Senhor dos Anéis: As Duas TorresVitral com o resumo de O Senhor dos Anéis: As Duas Torres.Fonte:  Deviantart 

Outra cena clássica é a dos personagens principais Legolas, Aragorn e Gimli chegando ao lugar para defender a fortaleza do rei Théodende Rohan. E, claro, uma pequena amostra do local onde acontece uma das batalhas mais épicas da história de J. R. R. Tolkien.

A obra completa

O último vitral que merece destaque é aquele que tem o grande resumo de toda a história de O Senhor dos Anéis. Curiosamente, ele é o único criado pelo artista chinês que foi todo desenhado na horizontal.

Vitral na horizontal traz um grande resumo da história de O Senhor dos AnéisVitral na horizontal tem um grande resumo da história de O Senhor dos Anéis.Fonte:  Deviantart 

Nele, é possível notar as cenas mais icônicas da obra. Desde a convocação para a jornada de destruição do anel até momentos memoráveis, como quando Frodo encontra Gollum pela primeira vez, a batalha contra os Orcs na fortaleza do rei Théodende Rohan e o voo do protagonista com a águia gigante depois de finalmente ter completado sua missão.

Se você se impressionou com esses vitrais inspirados em O Senhor dos Anéis e O hobbitconfira outras obras do artista chinês Jian Guo, nas quais há desenhos baseados nos filmes da Marvel, nas séries da DC e em outros ícones da cultura nerd.

E você, o que achou dos vitrais? Conte para a gente em nossas redes sociais!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.