Avatar 2: diretor fala sobre duração do filme e bilheteria

2 min de leitura
Imagem de: Avatar 2: diretor fala sobre duração do filme e bilheteria
Imagem: 20th Century Studios

O primeiro Avatar, de 2009, é detentor do recorde de maior bilheteria de todos os tempos, tendo arrecadado US$ 2.847 bilhões mundialmente. Por isso, o lançamento de Avatar: O Caminho da Água, primeira das quatro sequências planejadas por James Cameron, tem gerado muitas expectativas. Recentemente, o diretor da produção se pronunciou sobre o que espera em relação à bilheteria do filme, além de comentar sobre a duração do longa-metragem.

James Cameron é um dos diretores mais bem sucedidos da história, tendo dois filmes no top 5 das maiores bilheterias de todos os tempos. Além de Avatar, o cineasta dirigiu também Titanic (1997), que arrecadou mais de US$ 2 bilhões mundialmente e atualmente está em terceiro no pódio, atrás de Vingadores: Ultimato. Com isso, é de se esperar que o novo filme de Cameron seja um enorme sucesso. No entanto, há quem acredite que pode não ser esse o caso.

Expectativa de bilheteria para Avatar 2

Com a incerteza causada pela pandemia e o fato de o filme anterior da franquia ter sido lançado há mais de uma década, surge também a dúvida sobre a performance do novo filme nas bilheterias. Essa preocupação foi abordada pelo diretor, que chegou a dizer que a ideia de fazer quatro sequências é “o caso de negócios mais idiota da história”!

Sobre a possibilidade de uma bilheteria abaixo do esperado para o filme, Cameron disse: "Se fizéssemos 20% ou 30% menos porque o mercado simplesmente não existe mais, isso seria ruim.

“Os trolls vão pensar que ninguém dá a mínima e eles não conseguem lembrar os nomes dos personagens ou uma maldita coisa que aconteceu no filme… Então eles veem o filme de novo e dizem: 'tudo bem, com licença, deixe-me calar a boca agora'. Então não estou preocupado com isso."

(20th Century Studios/Divulgação)(20th Century Studios/Divulgação)Fonte:  20th Century Studios 

Qual será a duração de Avatar 2?

Quando o assunto é a duração do filme, o diretor deu a entender que não vai aceitar reclamações de que o filme é "muito longo". Falando para a Empire, James Cameron disse que o novo filme deve durar cerca de três horas, mas os espectadores estão liberados para "ir ao banheiro" durante a sessão. “Eu não quero ninguém reclamando do comprimento do filme quando eles se sentam e assistem [televisão] por oito horas”, disse o diretor.

“Eu quase posso escrever esta parte da resenha. ‘O filme de três horas agonizantemente longo…’", ironizou o Cameron. "Eu assisti meus filhos sentarem e assistirem cinco episódios de uma hora seguidos. Aqui está a grande mudança de paradigma social que precisa acontecer: não há problema em se levantar e fazer xixi.”

Tendo em vista que o diretor tem mais três sequências planejadas, programadas para serem lançadas em 2024, 2026 e 2028, é imprescindível que Avatar: O Caminho da Água seja bem sucedido, pois um fracasso poderia inviabilizar as continuações. Entretanto, o mais provável é que, assim como ocorreu com o filme original em 2009, o espetáculo visual planejado por Cameron, que criou uma nova tecnologia para capturar movimentos embaixo d’água, atraia multidões para o cinema.

Avatar: O Caminho da Água tem estreia prevista para dia 16 de dezembro nos cinemas brasileiros.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.