Harry Potter: Jon Stewart critica antissemitismo nos filmes; entenda!

1 min de leitura
Imagem de: Harry Potter: Jon Stewart critica antissemitismo nos filmes; entenda!
Imagem: IMDb

O comediante e apresentador Jon Stewart fez duras críticas à representação dos duendes na franquia Harry Potter. Durante uma participação no podcast On The Problem, o ator afirmou que os duendes de Gringotes são apresentados de maneira estereotipada, com muitas semelhanças ao que aconteceu no livro conspiracionista e antissemita Os Protocolos dos Sábios de Sião.

“Quero mostrar para vocês uma caricatura”, começou Stewart. “[As pessoas falavam] 'ah, isso é do Harry Potter!'. [E você tinha que responder] ‘Não, é uma caricatura de um judeu em um texto literário antissemita’. E a J.K. Rowling pensou 'podemos colocar esses caras para administrar o nosso banco?”

“É um mundo mágico... nós podemos montar em dragões, você pode ter uma coruja de estimação... e quem deve dirigir o banco? Judeus”, continuou o comediante. “Foi uma das coisas que eu vi na tela e eu esperava que as pessoas comentassem: ‘Caramba, [Rowling] não em um mundo mágico!’ Ela simplesmente colocou os judeus para comandarem um banco subterrâneo. E as pessoas só comentavam 'ah, bruxos!'. Foi muito estranho”.

Está não foi a primeira crítica feita à representação dos duendes e à autora. Rowling vem sendo criticada constantemente por comentários transfóbicos em suas redes sociais. A escritora foi rebatida por parte do elenco.

Daniel Radcliffe, que interpretou Harry Potter nos filmes, disse: "Para todas as pessoas que agora sentem que sua experiência com os livros foi manchada ou diminuída, eu sinto profundamente pela dor que esses comentários causaram a vocês. Eu realmente espero que você não perca inteiramente o que era valioso nessas histórias para você".

Rowling também iria participar do especial de 20 anos do lançamento de Harry Potter e a Pedra Filosofal, mas acabou sendo cortada. O vídeo apresenta o elenco comentando os bastidores dos filmes, entre outras surpresas para os fãs, e está disponível no HBO Max.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.