Guillermo del Toro: todos os filmes do melhor para o pior (ranking)

4 min de leitura
Imagem de: Guillermo del Toro: todos os filmes do melhor para o pior (ranking)
Imagem: Warner Bros. Pictures

Nascido em Guadalajara (México), em 9 de outubro de 1964, o cineasta Guillermo del Toro tem diversos prêmios em sua carreira, tendo em vista que já produziu variadas obras que chamaram a atenção do público e da crítica. Entre seriados, filmes, curtas-metragens e documentários, segundo as informações contidas no Internet Movie Database (IMDb), há 22 créditos atribuídos a ele como diretor.

Desse número, chegamos a 11 produções cinematográficas, que foram ranqueadas pelo Metacritic desde o momento de seu lançamento oficial até os dias atuais. Por esse motivo, elencamos todos os filmes de Guillermo del Toro, do melhor para o pior, de acordo com as notas atribuídas nessa plataforma específica.

Confira mais informações sobre os longas-metragens logo abaixo!

1. O Labirinto do Fauno (2006)

(Warner Bros. Pictures/Reprodução)(Warner Bros. Pictures/Reprodução)Fonte:  Warner Bros. Pictures 

Ofélia (Ivana Baquero), de apenas 10 anos, precisa lidar com sua mãe à beira da morte enquanto é obrigada a conviver com um padrasto fascista. Com sua curiosidade latente, a menina encontra um grandioso labirinto que esconde criaturas simpáticas e ao mesmo tempo horripilantes. Dessa forma, ela conhece Fauno (Doug Jones), um ser místico que lhe conta tudo sobre o Reino das Fadas e três desafios que precisam ser enfrentados para que ela conquiste seu lugar de direito.

2. A Forma da Água (2017)

(Fox Searchlight Pictures/Reprodução)(Fox Searchlight Pictures/Reprodução)Fonte:  Fox Searchlight Pictures 

Vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2018, nessa produção alucinante, Elisa (Sally Hawkins) trabalha como zeladora de uma base secreta do governo, na qual experiências científicas são realizadas. No entanto, em um determinado dia, Elisa conhece uma criatura aquática encantadora (Doug Jones) que quer apenas se libertar. Para isso, a personagem conta com a ajuda de Zelda (Octavia Spencer), sua melhor amiga.

3. Hellboy II — O Exército Dourado (2008)

(Universal Pictures/Reprodução)(Universal Pictures/Reprodução)Fonte:  Universal Pictures 

Baseado nos quadrinhos de Mike Mignola, Hellboy II serve como uma continuação direta para Hellboy (2004), mas, segundo o Metacritic, esse é o 3° melhor filme de Guillermo Del Toro. Na produção, que conta com Ron Perlman, Selma Blair, Doug Jones e Luke Goss no elenco, o protagonista precisa enfrentar uma criatura demoníaca bastante poderosa antes que uma verdadeira catástrofe aconteça na Terra.

4. A Espinha do Diabo (2001)

(Versátil/Reprodução)(Versátil/Reprodução)Fonte:  Versátil 

Durante a Guerra Civil Espanhola, Carlos (Fernando Tielve), um garoto de 12 anos, é obrigado a morar em um abrigo para menores de idade. No entanto, a atmosfera do local é bastante perturbadora, tendo em vista que a violência é algo cotidiano, e um fantasma passa a assombrá-lo todos os dias para que ele investigue quem foi seu verdadeiro assassino.

5. Hellboy (2004)

(Columbia Pictures/Reprodução)(Columbia Pictures/Reprodução)Fonte:  Columbia Pictures 

Mostrando a origem do anti-herói titular, na trama, durante a Segunda Guerra Mundial, diversas forças ocultas são invocadas por nazistas para vencer o conflito armado. No entanto, os países aliados conseguem conter esse avanço místico, porém acabam encontrando um demônio com mãos de pedra, que levam sob sua custódia. Anos depois, ele agora é agente de uma divisão secreta do FBI em uma missão cheia de encontros inesperados.

6. Cronos (1994)

(October Films/Reprodução)(October Films/Reprodução)Fonte:  October Films 

Durante os anos 1500, um alquimista inventa um objeto capaz de lhe conceder a vida eterna. Anos depois, o objeto é encontrado por outras pessoas, mas percebem que agora, junto dele, a destruição pode ser algo iminente em todos os sentidos. No elenco, Federico Luppi, Ron Perlman, Claudio Brook e Margarita Isabel vivem os personagens principais.

7. O Beco do Pesadelo (2021)

(Searchlight Pictures/Reprodução)(Searchlight Pictures/Reprodução)Fonte:  Searchlight Pictures 

Nesse filme empolgante, o público acompanha um vigarista (Bradley Cooper) bastante ambicioso que tem sempre boas cartas na manga para se sobressair. No entanto, ao se envolver com uma psiquiatra (Cate Blanchett), ele percebe que existem pessoas muito mais inteligentes do que ele, deixando-o totalmente confuso sobre o que fazer quando ela se vira contra ele.

8. A Colina Escarlate (2015)

(Universal Pictures/Reprodução)(Universal Pictures/Reprodução)Fonte:  Universal Pictures 

Seguindo com a lista, no ranking há também um filme cujos protagonistas foram interpretados por Mia Wasikowska, Tom Hiddleston e Jessica Chastain. Na trama, Edith vai morar em uma mansão remota ao lado de Thomas Sharpe depois de se casar com ele. Acreditando que a casa seja assombrada, ela passa a investigar todas as aparições de fantasmas que visualiza.

9. Círculo de Fogo (2013)

(Warner Bros. Pictures/Reprodução)(Warner Bros. Pictures/Reprodução)Fonte:  Warner Bros. Pictures 

Aparecendo entre os três piores filmes de Guillermo Del Toro no ranking, diversas criaturas robóticas precisam se desenvolver o quanto antes para combater seres maléficos vindos das profundezas do mar. Apesar disso, os robôs gigantes são ineficientes no combate, e o plano precisa ser revisto antes que seja tarde demais.

10. Mutação (1997)

(Miramax/Reprodução)(Miramax/Reprodução)Fonte:  Miramax 

Susan Tyler (Mira Sorvino) é uma cientista renomada que desenvolve um inseto geneticamente modificado em laboratório para controlar o avanço de baratas que podem transmitir doenças. Entretanto, seu plano vai por água abaixo quando os novos insetos se reproduzem, gerando seres completamente bizarros e perigosos.

11. Blade II (2002)

(New Line Cinema/Reprodução)(New Line Cinema/Reprodução)Fonte:  New Line Cinema 

Por fim, o pior filme de Guillermo del Toro segundo o Metacritic consiste em uma continuação para um dos anti-heróis mais interessantes da Marvel. Apesar disso, a produção não é bem avaliada entre público e crítica, ainda que existam conflitos interessantes em seu desenvolvimento.

Gostou da lista? Não deixe de nos contar qual é o seu filme favorito desse cineasta!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.