Dia da Consciência Negra 2021: 6 cineastas negros com obras incríveis

3 min de leitura
Imagem de: Dia da Consciência Negra 2021: 6 cineastas negros com obras incríveis
Imagem: IMDb
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

No dia 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra, uma data muito importante para fazer sérias reflexões sobre a sociedade como um todo. Feriado em muitas cidades brasileiras, o dia também é dedicado à memória de Zumbi dos Palmares, que lutou pela liberdade do negro na sociedade brasileira em uma época na qual ainda existia o sistema escravagista.

E como o ativismo contra o racismo também deve ser inserido na forma como consumimos arte, cultura e qualquer forma de conhecimento, é importante pensar sobre como a cultura afro-brasileira pode estar inserida em diversos campos sociais.

Dessa maneira, listamos alguns cineastas negros que possuem obras extremamente relevantes no mundo cinematográfico. Confira:

Spike Lee

(IMDb/Reprodução)(IMDb/Reprodução)Fonte:  IMDb 

Nascido em 1957, Shelton Jackson Lee, popularmente conhecido como Spike Lee, possui inúmeros filmes icônicos em seu currículo. Em 1989, Faça a Coisa Certa foi lançado nos cinemas, trazendo uma série de críticas sobre o modo com os negros americanos eram tratados na época. De certa forma, essa temática se enraizou em suas produções, culminando em longas indicados ao Oscar recentemente, como Infiltrado na Klan (2017) e Destacamento Blood (2020).

Lee é considerado por muitos como um dos maiores cineastas de todos os tempos, seja por sua relevância em termos de argumentação narrativa ou pelo pioneirismo em retratar periferias no cinema.

Jordan Peele

(Amazon Prime Video/Reprodução)(Amazon Prime Video/Reprodução)Fonte:  Amazon Prime Video 

De acordo com o Internet Movie Database (IMDb), Jordan Peele possui apenas três créditos como diretor principal de longas-metragens, como os icônicos Corra! (2017), Nós (2019) e o futuro Nope (2022). Embora tenha uma carreira ainda em ascensão nessa posição, ele conquistou os espectadores com histórias verdadeiramente assustadoras.

No campo televisivo, Peele encabeçou o remake de The Twilight Zone (2019), disponível no Amazon Prime Video e tem 52 produções em seu currículo como ator e dublador. O nome do cineasta continua a reverberar na comunidade cinéfila, sobretudo por conta de suas contribuições no campo dos filmes de gênero. Em 2021, ele atuou como produtor executivo do remake A Lenda de Candyman, dirigido por Nia DaCosta.

Barry Jenkins

(IMDb/Reprodução)(IMDb/Reprodução)Fonte:  IMDb 

Muitos passaram a conhecer o trabalho de Barry Jenkins após a confusão da entrega do Oscar 2017, quando o filme Moonlight (2016) faturou a estatueta de Melhor Filme. Na ocasião, seu filme, que trata de três momentos distintos na vida de um jovem negro nos Estados Unidos, foi bastante elogiado pelas performances de seu elenco, além de um roteiro cheio de nuances interessantes. Seu primeiro longa, Medicine for Melancholy (2008), também chamou a atenção do público posteriormente.

Seus créditos também incluem o filme Se a Rua Beale Falasse (2019), além das séries Cara Gente Branca (2017) e The Underground Railroad (2021).

Ava DuVernay

(IMDb/Reprodução)(IMDb/Reprodução)Fonte:  IMDb 

Nascida em Long Beach, California, Ava DuVernay possui diversos projetos em andamento em inúmeras plataformas. Um deles trata da nova heroína da DC Comics, Naomi, que será apresentada em uma série transmitida pela The CW no início de 2022.

Com criatividade e determinação, seus filmes também exploram a questão da população negra na sociedade, algo que pode ser visto com Selma (2014) e A 13ª Ementa (2016). A série Queen Sugar (2016), criada diretamente para a Oprah Winfrey Network também foi bastante aclamada pela crítica especializada, tendo em vista as abordagens ao longo das temporadas.

Kasi Lemmons

(IMDb/Reprodução)(IMDb/Reprodução)Fonte:  IMDb 

Para celebrar o Dia da Consciência Negra 2021, que tal conferir os trabalhos da cineasta Kasi Lemmons? Seus trabalhos sempre colocam atores e atrizes negros em destaque, com protagonismo e relevância temática.

Inclusive, o longa Black Nativity - Uma Jornada Inesquecível (2013) foi bastante elogiado na época de seu lançamento, contando com um grande elenco. A trama aborda, sob uma nova perspectiva, o nascimento de Jesus. Abordando a saga de jovem negro (interpretado por Jacob Latimore), diversos conflitos são apresentados aos espectadores.

Outra obra interessante para assistir é Harriet filme baseado em uma história real.

Ryan Coogler

(IMDb/Reprodução)(IMDb/Reprodução)Fonte:  IMDb 

Por fim, se você está ansioso para o novo Pantera Negra, saiba que Ryan Coogler vem trabalhando intensamente na produção do filme. Aos 35 anos de idade, o cineasta possui uma carreira repleta de grandes projetos, como Creed filmes, protagonizados por Michael B Jordan e Sylvester Stallone, nos quais atua como diretor principal, além de Judas e o Messias Negro (2021) e Space Jam: Um Novo Legado (2021), em que assume a produção executiva.

Imagem: Assine o Amazon Prime
Imagem: Tecmundo Recomenda

Assine o Amazon Prime

O serviço da assinatura da Amazon oferece acesso ao Prime Video, Prime Music, Prime Gaming e Prime Reading. Além disso, há frete grátis e entrega rápida para produtos entregues pela Amazon e descontos exclusivos!

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.