Frank Miller: autor de quadrinhos fica de fora de convenção após polêmica

1 min de leitura
Imagem de: Frank Miller: autor de quadrinhos fica de fora de convenção após polêmica
Imagem: Getty Images/Reprodução
Avatar do autor

Recentemente, a organização da Thought Bubble, famosa convenção de quadrinhos do Reino Unido, anunciou que Frank Miller não vai mais participar da edição deste ano, conforme divulgado anteriormente. A decisão foi tomada diante da polêmica envolvendo o artista, que motivou a retirada espontânea de Zainab Akhtar, editora do ShortBox, da programação do evento.

Akhtar alegou que a Thought Bubble estaria aprovando certos trabalhos de Miller que traziam preconceitos velados ao Islã, particularmente citando Holy Terror, graphic novel lançada em 2011, que traz uma reação aos atentados ao 11 de setembro, que a maioria dos críticos considera altamente islamofóbica.

(Thought Bubble/Reprodução)(Thought Bubble/Reprodução)Fonte:  Thought Bubble 

A participação de Frank Miller foi confirmada no início de junho deste ano, quando um pôster oficial foi lançado pelo evento, previsto para acontecer em novembro de 2021. Na ocasião, Akhtar imediatamente aproveitou para expressar seu descontentamento com a participação do artista na programação.

Entenda a polêmica envolvendo Frank Miller e Zainab Akhtar

Zainab Akhtar anunciou sua retirada do evento em 27 de julho, compartilhando uma nota oficial, por meio da conta da ShortBox no Twitter, tendo em vista que a organização da Thought Bubble não havia se pronunciado até aquele momento sobre suas críticas.

“O fanatismo antimuçulmano é repugnante e condenável, embora tenha se tornado tão profundamente enraizado, tão amplamente aceito na sociedade que nem mesmo é dada uma consideração superficial, como evidenciado mais uma vez nesta situação”, escreveu ela na ocasião.

Ao receber o apoio de diversos colegas, no dia seguinte, a organização do Thought Bubble também utilizou o Twitter para compartilhar seu posicionamento, informando a todos que estaria desconvidando Frank Miller para a edição de 2021 do evento.

“Sentimos muito, principalmente por aqueles que mais deveríamos apoiar. Esperamos que vocês possam nos dar a oportunidade de melhorar essas questões e agradecemos por nos responsabilizar [com relação a isso]”, compartilharam.

Por enquanto, Frank Miller ou sua equipe não se manifestaram com relação a esse assunto. Além de Holy Terror, o artista é bastante famoso no mundo dos quadrinhos por conta de Sin City, 300 e Batman: O Cavaleiro das Trevas.

Fontes