As 10 melhores trilhas sonoras do cinema

4 min de leitura
Imagem de: As 10 melhores trilhas sonoras do cinema
Imagem: IMDb/Reprodução

É quase impossível imaginar o cinema sem pensar nas grandes trilhas sonoras que marcaram os filmes em mais de um século desde a sua origem. Esses temas, muitas vezes feitos por pessoas que não estão diretamente ligadas ao mundo da sétima arte, ajudam a definir muito da identidade das produções.

Em outros casos, diretores como Quentin Tarantino e Edgar Wright preferem utilizar músicas já conhecidas em seus filmes. Fato é que uma boa trilha sonora faz toda a diferença. Confira abaixo as 10 trilhas sonoras mais marcantes dos filmes.

A Pantera Cor de Rosa

Algumas pessoas conhecem A Pantera Cor de Rosa como um dos clássicos do cinema da década de 1960. Outras conhecem pela animação, inspirada pela abertura do filme (a mesma do vídeo acima). Mas mesmo quem nunca assistiu ao filme ou aos desenhos, provavelmente já escutou a trilha, composta por Henry Mancini. A trilha hoje faz parte da cultura pop, mas teve um papel fundamental no filme, moldando o ritmo da ação e das cenas cômicas.

Carruagens de Fogo

Outro filme marcado por uma trilha sonora extremamente conhecida na cultura pop, Carruagens de Fogo teve ninguém menos que Vangelis como compositor. Conhecido pelo seu trabalho em Blade Runner: O Caçador de Androides, de 1982, o músico já havia mostrado a sua capacidade um ano antes, neste filme sobre dois atletas britânicos que se preparam para as Olimpíadas de 1924.

Halloween

Geralmente os filmes de terror costumam ser lembrados por cenas tensas. Quando a música se destaca, normalmente é para reforçar algum jump scare. Mas quando um bom diretor e um bom compositor estão envolvidos no projeto, a trilha ganha outro significado. Este é o caso da franquia Halloween, que entre bons e péssimos filmes, mantém a trilha sonora original com o mesmo impacto daquela criada em 1978 por John Carpenter, que trabalhou como diretor e compositor, além de roteirista e produtor.

Indiana Jones

Existem vários motivos para que a trilha sonora de Indiana Jones esteja nessa lista. O tema principal do filme é ainda hoje um quase sinônimo de trilha de aventura e uma referência para outras incontáveis produções da cultura pop. Além disso, ela é assinada por John Williams, um dos maiores compositores do cinema, que levou a trilha sonora para um novo patamar.

007

Desde 1962, o nome de Monty Norman está marcado na indústria cinematográfica graças à sua poderosa composição para O Satânico Dr. No. Hoje, quase 60 anos depois e com mais de 20 longas de James Bond, o tema principal segue intocado. Além disso, os filmes da franquia 007 se caracterizam por contar com trilhas feitas por grandes nomes da música, como Paul McCartney, Madonna, Duran Duran, Chris Cornell e Adele.

2001: Uma Odisseia no Espaço

A filmografia de Stanley Kubrick poderia ilustrar vários aspectos do cinema, inclusive a trilha sonora. Como exemplo disso, podemos citar 2001: Uma Odisseia no Espaço. Não apenas uma das mais icônicas experiências do cinema, o filme trouxe a música clássica orquestrada para os filmes de ficção científica.

Embora ela não conte com um tema original, a maneira como Kubrick utilizou as músicas no seu filme é digna de uma menção nessa lista, ao colocar as naves e estações espaciais em um balé sincronizado com as composições de György Ligeti e Richard Strauss.

A Trilogia dos Dólares

Assim como John Williams, Enio Morricone é um sinônimo para trilhas sonoras épicas. Conhecido, principalmente, por ter criado inúmeros temas para westerns, é na Trilogia dos Dólares que está o seu tema mais icônico. O terceiro filme, Três Homens em Conflito, conta com uma composição que foi usada até pelos Ramones nas aberturas dos shows.

O Senhor dos Anéis

A obra de J.R.R. Tolkien é um dos mais grandiosos épicos da literatura. E quando Peter Jackson pediu para que Howard Shore criasse uma trilha capaz de expressar essa grandiosidade e nos levar para a Terra Média, ele não poderia ter escolhido uma pessoa melhor. A trilogia O Senhor dos Anéis segue como uma das adaptações mais impressionantes já realizadas, e uma parte importante desse sucesso se deve à magistral trilha sonora.

O Poderoso Chefão

Considerado um dos melhores filmes já feitos, O Poderoso Chefão contou um elenco de primeira, um jovem cineasta com vontade de mostrar o que sabia fazer, o criador do livro coassinando o roteiro e uma trilha sonora marcante. Não apenas pelo tema principal de Nino Rota (compositor que também trabalhou com importantes cineastas italianos como Federico Fellini, Luchino Visconti e Franco Zeffirelli), mas por todas as músicas, algumas feitas pelo próprio pai de Francis Ford Coppola.

Star Wars

John Williams é tão importante para o cinema, que seria impossível não trazê-lo novamente para essa lista. E, embora ele tenha incontáveis trilhas sonoras marcantes (de Tubarão à Lista de Schindler, passando por Superman e os três primeiros filmes da série Harry Potter), em Star Wars ele foi além.

É seguro afirmar que sem John Williams, o sucesso de Star Wars seria incerto. A qualidade da franquia está intrinsecamente ligada aos temas, como o da Marcha Imperial, o tema da Princesa Leia e Han Solo, o tema da Cantina e, é claro, o tema da Força.

Quais são as suas trilhas preferidas? Conte para a gente nos comentários!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.