O Mandaloriano e Disney+ limitado fazem pirataria voltar com tudo

1 min de leitura
Imagem de: O Mandaloriano e Disney+ limitado fazem pirataria voltar com tudo

A chegada do serviço de streaming Disney+ e a estreia da aguardada série O Mandaloriano, que faz parte do universo de Star Wars, trouxe pontos positivos e negativos para a Disney. Por um lado, o seriado tem sido elogiado pela ousadia narrativa e ótimas cenas de ação. Por outro, a estratégia de lançamento da plataforma acabou incentivando o compartilhamento ilegal de conteúdo.

De acordo com o site TorrentFreak, a pirataria do primeiro episódio de O Mandaloriano tornou o seriado o mais baixado recentemente, mesmo com apenas o piloto disponível. A quantidade de downloads ainda é muito baixa se comparada ao fenômeno que foi Game of Thrones, mas há potencial para os recordes serem batidos.

Ainda segundo o site, levou poucas horas para surgirem os primeiros arquivos para download de O Mandaloriano em sites de torrent, além de séries de outros serviços de streaming, como Apple TV+. A Disney+ utiliza um protocolo de segurança relativamente fraco para criptografar o arquivo, o que significa que não é difícil extrair o vídeo e disponibilizá-lo ao público.

Limitação incentiva o download

Apesar de ser ilegal baixar arquivos piratas, o TorrentFreak aponta que há um motivo bem claro para o "boom" de O Mandaloriano em tão pouco tempo: o lançamento limitado do Disney+. A plataforma foi disponibilizada em poucos países no início e tem uma expansão bastante gradual — aqui no país, ele é previsto apenas para novembro de 2020. Há quem diga que o retorno de muitos usuários ao torrent é perigoso, já que parte desse público pode não assinar o serviço depois que ele for disponibilizado.

O CEO da Disney já afirmou que a empresa está "monitorando" questões de pirataria e compartilhamento de senhas por pessoas que não moram no mesmo local, mas ainda não divulgou se tomará ações a respeito.

Além disso, estudos apontam que serviços de streaming fragmentados e o alto preço a se pagar para ter vários conteúdos exclusivos acabou afastando parte do público, que voltou à pirataria depois de um tempo na legalidade justamente por motivos de economia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.