Estudo aponta aumento das tentativas de fraude online via celular no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Estudo aponta aumento das tentativas de fraude online via celular no Brasil
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Uma pesquisa feita pela ClearSale, uma empresa especializada em soluções antifraude para transações comerciais, apontou diversas mudanças que aconteceram nos últimos anos no comércio online do Brasil.

O levantamento indicou que um a cada quatro varejistas online utiliza aplicativos mobile como um dos canais de venda. Em 2014, o número de vendas online em celulares aumentou em 5% e as estimativas para 2015 são de que chegue a 15%.

Infelizmente, junto com o faturamento, as tentativas de fraudes online com origens em dispositivos móveis também subiram: enquanto as transações enganosas via celular representaram apenas 7% do total de tentativas de golpes online em 2014, elas devem chegar a 18% neste ano.

Segundo Omar Jarouche, gerente de inteligência estatística da ClearSale, o aumento nas tentativas de fraude no segmento mobile pode ser explicado por fatores como a falta de segurança dos aparelhos e roubo de celulares e de cartões de crédito, pois é possível fazer a compra com o cartão usando dispositivos móveis antes que o dono tenha tempo de bloqueá-lo.

Demografia dos crimes virtuais

Dividindo por região, as tentativas de fraudes via celular acontecem principalmente no Sudeste, com 59%, e em segundo lugar fica o Nordeste, com 24% dos golpes. No Centro-Oeste, as transações indevidas representam 8%, enquanto o Norte fica com 5% e o Sul com 4%.

De acordo com Jarouche, a grande quantidade de compras e tentativas criminosas no ambiente mobile no Sudeste são explicadas pelo maior número de smartphones conectados à internet nessa região.

Porém, independentemente do estado e município onde você mora, é melhor tomar cuidado ao fazer compras online, seja no computador ou no celular.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.