Novo relatório da F-Secure aponta aumento de malwares para Android

2 min de leitura
Imagem de: Novo relatório da F-Secure aponta aumento de malwares para Android

Gráfico aponta a relação entre famílias de malwares e sistemas operacionais (Fonte da imagem: Reprodução/F-Secure)

Em uma palestra virtual realizada hoje (13) através do Google+ Hangout, a F-Secure (uma das maiores companhias de segurança digital do mundo) exibiu publicamente uma pequena prévia de seu relatório periódico de ameaças virtuais para dispositivos móveis.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O documento (que estará disponível para download gratuito a partir de amanhã) apresenta estatísticas da companhia no que diz respeito ao surgimento de novos malwares para sistemas operacionais de celulares e tablets durante o primeiro quarto do ano de 2013. A apresentação ficou a cargo do consultor de segurança Sean Sullivan e o especialista em segurança cibernética Mikko Hypponen, já entrevistado anteriormente pelo Tecmundo.

Como muitos já imaginavam, o relatório aponta um grande aumento no número de malwares específicos para o sistema operacional Android. Das 149 novas famílias e variantes de vírus encontradas desde janeiro deste ano, 136 são para o SO da Google, enquanto 13 pertencem ao semiabandonado Symbian. BlackBerry, iOS e Windows Phone não receberam novas ameaças.

Mikko também revela que 75,6% dos ataques direcionados a dispositivos móveis são motivados por dinheiro, sendo que 61,1% dos malwares encontrados são trojans. Uma prática que se torna cada vez mais utilizada por cibercriminosos é se aproveitar de verificações bancárias realizadas através de SMS, algo bastante comum até mesmo em instituições financeiras brasileiras.

Gráfico representando o aumento no número de malwares encontrados ao longo dos últimos meses (Fonte da imagem: Reprodução/F-Secure)

Ameaças móveis

Um dos principais problemas encontrados no primeiro quarto de 2013 foi a popularização de um bot kit comercial (kit de desenvolvimento de vírus que pode ser comprado ilegalmente) conhecido como Perkele.

Tendo o nome inspirado na mitologia finlandesa, tal pacote pode criar trojans capazes de interceptar SMS de autenticação bancária e manipulá-los de acordo com a necessidade do criador (geralmente, o atingido recebe um link falso em que poderá inserir seus dados bancários que eventualmente serão roubados pelo cibercriminoso).

Outro vírus que tem se tornado muito comum é o Fakejoboffer.A, que envia um falso email contendo uma proposta de trabalho de alguma empresa influente para o usuário do smartphone afetado. Contudo, a mensagem maliciosa obriga que a vítima realize um pagamento para poder se candidatar a vaga, com a promessa de que esse valor será ressarcido depois; obviamente, ele nunca será.

Publicidade do bot kit Perkele (Fonte da imagem: Reprodução/F-Secure)

Não há motivos para desespero

Apesar disso, Sean Sullivan tranquiliza os usuários do Android e afirma que não há nenhum tipo de crise na segurança de smartphones. “O mercado de malwares para dispositivos móveis está crescendo, mas não exponencialmente como o de Windows”, afirma o executivo, contrariando outras companhias de antivírus.

Como citado anteriormente, o relatório de ameaças para dispositivos móveis relativo ao primeiro quarto de 2013 (F-Secure Mobile Threat Report Q1 2013) estará disponível para download gratuito a partir de amanhã, sendo possível baixá-lo a partir da página F-Secure Labs.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.