Após se deliciar com um café tradicional produzido inteiramente por robôs, por que não experimentar uma sobremesa produzida inteiramente por um deles? Desenvolvido pelo MIT, o PR2 é uma máquina cozinheira que tem como principal habilidade saber misturar corretamente massas para a produção de biscoitos.

A nova habilidade do robô é resultado de um desafio feito a estudantes que tiveram uma grande quantidade de trabalho para programar todas as etapas necessárias para que tudo ocorresse de forma correta. A tarefa era conseguir determinar de forma bem sucedida uma grande sucessão de tarefas a realizar, levando em consideração aspectos da robótica como sensores de movimento, detecção de objetos e a visão limitada da máquina utilizada.

Todo o processo leva cerca de uma hora para ser realizado, já que o robô demora alguns momentos até se orientar e localizar todos os elementos da mesa após realizar uma parte da tarefa. Após colocar todos os ingredientes em uma tigela, o PR2 dispõe de uma batedeira para misturá-los, embora faça isso de uma maneira bastante desengonçada.

Segundo os responsáveis pelo experimento, o próximo obstáculo a ser superado é programar o PR2 para limpar a bagunça feita após terminar de misturar os ingredientes que constituem a massa.

Cupons de desconto TecMundo: