Robô PR2 prepara sozinho massa para biscoitos

1 min de leitura
Imagem de: Robô PR2 prepara sozinho massa para biscoitos

Após se deliciar com um café tradicional produzido inteiramente por robôs, por que não experimentar uma sobremesa produzida inteiramente por um deles? Desenvolvido pelo MIT, o PR2 é uma máquina cozinheira que tem como principal habilidade saber misturar corretamente massas para a produção de biscoitos.

A nova habilidade do robô é resultado de um desafio feito a estudantes que tiveram uma grande quantidade de trabalho para programar todas as etapas necessárias para que tudo ocorresse de forma correta. A tarefa era conseguir determinar de forma bem sucedida uma grande sucessão de tarefas a realizar, levando em consideração aspectos da robótica como sensores de movimento, detecção de objetos e a visão limitada da máquina utilizada.

Todo o processo leva cerca de uma hora para ser realizado, já que o robô demora alguns momentos até se orientar e localizar todos os elementos da mesa após realizar uma parte da tarefa. Após colocar todos os ingredientes em uma tigela, o PR2 dispõe de uma batedeira para misturá-los, embora faça isso de uma maneira bastante desengonçada.

Segundo os responsáveis pelo experimento, o próximo obstáculo a ser superado é programar o PR2 para limpar a bagunça feita após terminar de misturar os ingredientes que constituem a massa.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.