Agora é oficial! Depois de meses de testes e correções de código, a assistente pessoal Cortana finalmente faz sua estreia nas lojas de aplicativos do Android e do iOS. Isso significa que a partir de hoje você pode baixar a Cortana em smartphones que não utilizam o sistema operacional da Microsoft — algo que só era possível com a instalação de APKs.

Ao contrário do que acontece no Windows Mobile, a Cortana do Android e do iOS não é totalmente integrada aos smartphones. Funcionando como um aplicativo independente, ela pode fazer com que várias funções sejam emuladas, mas ainda não existe uma integração tão profunda quanto a dos assistentes nativos — Google Now para o Android e Siri para o iOS.

Versão do iOS (à esquerda) e Android (à direita)

Mesmo assim, é preciso saber que há várias mudanças entre a atual versão e as previews que já haviam sido lançadas. A apartir de agora, além de utilizar a voz para modificar redes, habilitar funções do sistema e configurações, também é possível retornar ligações com mensagens de texto e também compor textos maiores. Mais funcionalidades devem ser acrescentadas em breve.

O que você achou da Cortana no Android e no iOS? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: