Ela chegou ao desktop: confira a Cortana funcionando no Windows 10

1 min de leitura
Imagem de: Ela chegou ao desktop: confira a Cortana funcionando no Windows 10
Imagem: Business Matters

A assistente pessoal do Windows Phone finalmente deu as caras na versão desktop do sistema operacional da Microsoft. Com a recente atualização do Windows Technical Preview, o programa de testes do Windows 10, a Cortana apareceu no SO em uma forma bem crua, porém minimamente funcional. O site WinBeta já fez inclusive um vídeo apresentando a novidade.

O áudio está em inglês, mas é possível conferir claramente o funcionamento da assistente dentro do SO. Note que ela realiza buscas tradicionais, recomenda locais, mostra os detalhes do tempo lá fora e faz agendamentos no calendário. Ela inclusive fala, mas apenas para dar retornos sonoros para alguns comandos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Isso quer dizer que, por enquanto, aquela personalidade bem-humorada da assistente que já conhecemos através do Windows Phone ainda não está no Windows 10. É possível perceber o estado preliminar de desenvolvimento do software a partir dos elementos gráficos que ela mostra na Área de trabalho.

Ainda não há qualquer expectativa oficial que fale sobre uma data de lançamento desse recurso, mas acredita-se que a Microsoft deva apresentar a novidade já em janeiro de 2015 em um evento. Fora isso, como a Cortana já está sendo testada no SO, é possível que, no lançamento da prévia para o público do Windows 10, a assistente já esteja mais bem acabada.

Vale notar também que a Microsoft anunciou hoje que a Cortana chegou a novos países no Windows Phone. As novas localidades são: Alemanha, França, Itália e Espanha.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.