Os fãs de Star Trek (anteriormente chamado de Jornada nas Estrelas aqui no Brasil) receberam um "agrado" da Microsoft: além de a empresa ser uma das patrocinadoras do evento "Destination Star Trek", que acontece em Londres, uma atualização na Cortana fez com que a assistente pessoal passasse a entender também a linguagem klingon.

O idioma, que foi criado para a série e é a língua falada pelos alienígenas de pele bronzeada e testa rugosa, pode ser ativado pelo comando "Speak Klingon". A ação também é estratégica: o Lumia 830 acaba de chegar ao Reino Unido.

Além disso, outros comandos típicos de Star Trek podem ser realizados. Entre eles, "Engage" (a fala do capitão Picard para executar uma ordem), "Beam me up, Scotty" (comando do capitão Kirk para uso do teletransporte), "Set phasers to stun" (colocar os disparadores no modo tonteio, não letal) e muitos outros. A Cortana até responde as clássicas perguntas "Star Wars ou Star Trek?" e "Kirk ou Picard?".

Se você chamar a assistente pessoal de "Number one", que é o primeiro oficial das naves da série, ela também responderá. A atualização não é muito complexa, e, se você quiser mais, pode usar o Bing — o buscador tem um tradutor completo para o idioma.

Cupons de desconto TecMundo: