A Copa do Mundo está chegando ao fim e, infelizmente, o Brasil já não disputa mais o título. Entretanto, a grande final da competição acontece neste domingo e, para a ocasião, Alemanha e Argentina contarão com uma bola personalizada para a disputa do título. Aliás, não apenas uma, mas um total de 20 bolas estará disponível no Maracanã para a partida.

A confecção da bola da Copa do Mundo começou cerca de 20 minutos após a definição do segundo finalista. O primeiro passo do processo é a inclusão de informações como data, nome das seleções e local da partida. Para a final, será utilizada uma Brazuca – nome oficial da bola da Copa do Mundo – com detalhes em dourado.

Após a conclusão do design do produto, um representante da FIFA aprova a impressão. Entre as 20 bolas, uma delas é especial: ela conta com inscrição “kick-off”, que indica a sua utilização no início da partida. O alemão Peter Sauerhammer é o responsável pelo processo. Bola do pontapé inicial é a última a receber a printagem em couro. Você pode conferir como isso funciona neste vídeo.

Cupons de desconto TecMundo: