Noctua mostra protótipo de ventoinha silenciosa para desktops

1 min de leitura
Imagem de: Noctua mostra protótipo de ventoinha silenciosa para desktops

Ter um desktop com um processador potente e um gabinete gigante de fazer inveja oferece várias vantagens, mas há também um problema difícil de ser superado: o barulho constante e irritante da ventoinha do sistema de resfriamento da máquina, que pode ser comparado a uma turbina de avião.

A Noctua apresentou durante a Computex 2013 um protótipo de cooler ainda sem nome que promete acabar com esse barulho – e deixar seu quarto um pouco mais silencioso. O trunfo é uma integração inédita com uma tecnologia chamada Active Noise Cancellation (ANC), criada pela RotoSub.

O funcionamento é mais fácil do que você imagina. Primeiro, um microfone capta todo o ruído produzido pela ventoinha. Em seguida, um conjunto de alto-falantes emite um som que elimina o barulho do sistema de ventilação, apesar de não conseguir eliminar por completo os ruídos produzidos.

(Fonte da imagem: Divulgação/Noctua)

Por enquanto, não há previsão de lançamento para o cooler tradicional, mas o projeto já está quase finalizado. Uma versão para resfriamento líquido deve demorar um pouco mais.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.