Como deixar seu PC mais silencioso?

3 min de leitura
Imagem de: Como deixar seu PC mais silencioso?

Computadores já fazem parte de nossas vidas, e como aparelhos indispensáveis para a vida moderna, sempre nos acompanham em casa ou no trabalho. Desktops são uma porta de entrada para um mundo de informação, e cuidados devem ser tomados para manter a sua qualidade, garantindo que despesas desnecessárias não incomodem no orçamento familiar ou empresarial.

Um grande indicativo de que seu PC precisa de cuidados é o barulho que ele faz. Na verdade, ruídos excessivos vindos do computador podem ser extremamente incômodos, não importando o estado de manutenção da máquina. Por isso, é sempre bom prestar bastante atenção nos fatores que podem deixar um computador barulhento e tomar cuidado para se manter silencioso.

Uma necessidade barulhenta

Normalmente, a maior parte dos ruídos gerados por um computador vem do sistema de refrigeração, as ventoinhas conhecidas popularmente e comercialmente como coolers. São dispositivos que trabalham constantemente e, em alguns casos, são bastante numerosos. Em computadores com overclock, por exemplo, o ruído pode ser bastante intenso graças à necessidade aumentada de refrigeração.

Isso pode ser resolvido ou mantido sob controle através de manutenção regular nos coolers e também dando preferência a modelos de ventoinha que prezam pelo silêncio. Existem opções que produzem uma quantidade de ruídos praticamente imperceptível, e são produzidas tendo em mente usuários que tem uma demanda de refrigeração aumentada, como entusiastas de overclocking.

Coolers são necessários mas causam ruídos.

Quanto maior a necessidade de refrigeração, maior o trabalho que as ventoinhas do computador precisam desempenhar. Então, além de evitar processos que forcem demais as capacidades da máquina, o posicionamento inteligente e consciente do gabinete é essencial. Recomenda-se que ele fique afastado de qualquer parede ou obstáculo para as saídas de ar. Manter o computador em um ambiente arejado, onde o ar possa circular livremente, é uma excelente maneira de reduzir o trabalho dos coolers.

O maior problema de colocar o computador em um ambiente arejado e onde o ar possa fluir é o fato de que poeira e outros pequenos detritos podem ser trazidos para dentro do gabinete, causando um acúmulo de sujeira que pode prejudicar o funcionamento do sistema de refrigeração da máquina. Isso pode fazer com que os coolers rodem com dificuldade, causando ruído. Portanto, para manter seu PC silencioso, é bastante recomendável realizar limpezas com regularidade.

Um experimento simples, que pode dar uma noção bastante boa sobre o ruído que os coolers geram é, através de um programa de overclock, aumentar a rotação das ventoinhas de um componente específico, como a da placa de vídeo. Conforme o usuário regula para um valor maior, o ventilador fica cada vez mais barulhento, a ponto de incomodar. Jogos que utilizam muitas capacidades de processamento de vídeo costumam deixar o PC barulhento após algum tempo.

Fonte de ruídos

Uma fonte de baixa qualidade pode ser bastante barulhenta.Fontes genéricas costumam ser projetadas para serem simples e baratas. Isso faz com que a ventoinha não seja de alta qualidade, ou que seu encaixe não seja perfeito, causando vibração e, consequentemente, ruído. Infelizmente, para melhorar a estrutura de uma fonte destas, as despesas e a dor de cabeça seriam tantas, que vale muito mais a pena fazer uma boa pesquisa a respeito das suas necessidades e comprar uma fonte de qualidade.

Sua demanda de energia é um fator bastante importante no que diz respeito ao modelo de fonte mais adequado. Caso seu computador precise de muita energia, no caso de máquinas de alto desempenho, é melhor que você adquira uma fonte mais potente, que corresponda às necessidades, senão o hardware sobrecarrega a fonte e acaba fazendo com que ela trabalhe demais e faça mais ruído.

Outra fonte de ruído em potencial é o disco rígido, mas isso é na maior parte dos casos, decorrente de algum tipo de problema. Discos mais antigos costumavam fazer muito barulho para acessar dados, graças à sua estrutura mais grosseira e pouco otimizada. Modelos mais modernos costumam ser mais silenciosos, então caso o seu disco rígido faça muito barulho, de maneira freqüente, vale a pena uma consulta com um profissional, para analisar se há defeito mecânico no equipamento.

Cuide de seu PC!

Então as maiores recomendações que podem ser feitas a usuários de computadores desktop a respeito de silêncio são no sentido de ter responsabilidade com a manutenção de sua máquina e saber como posicioná-la, de modo que a refrigeração não seja problemática. Lembre-se: no caso de ruídos excessivos ou estranhos, consulte um profissional especializado, em vez de tentar realizar reparos por conta própria, que podem acabar piorando o defeito na sua máquina.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.