A segunda maior fabricante de placas de vídeo é a AMD ATI. Conhecida por muitos apenas como ATI, a empresa produz placas de vídeo de poderio equivalente às da líder de mercado nVidia. E agora, os felizes proprietários dessas super placas vão ter algumas dicas de como configurar sua placa para o padrão de jogos que possuem.

Muitos reclamam do driver ATI Catalyst, o qual é o responsável por melhorar a capacidade de processamento das placas da produtora. Entretanto, mesmo ele não proporcionando resultados tão bons, é o melhor que você pode utilizar sem que a placa apresente erros. Se você quer aprender alguns detalhes do Catalyst e porque modificar a configuração do centro de controle é necessário, leia com muita atenção nossa explicação.

Acessando o Centro de Controle

O Catalyst Control Center é facilmente acessado através do menu de contexto da sua área de trabalho. Portanto, clique com o botão direito do mouse no desktop e selecione o Centro de Controle. O novo Centro de Controle apresenta uma janela de boas vindas solicitando que você selecione qual versão (Básica ou Avançada) do Catalyst deseja abrir. Selecione a opção Advanced, a qual possui configurações detalhadas de cada recurso da placa.

Acessando o modo Avançado

Welcome

O Catalyst 8.10 apresenta um centro de controle moderno e com opções muito fáceis para configurar sua placa de vídeo. Na janela inicial você tem a opção de escolher qual adaptador gráfico deseja configurar — recurso útil apenas para quem possui duas ou mais placas de vídeo.

Bem-vindo!

Information Center

Nesta opção você pode visualizar informações sobre o software e o hardware que você possui instalado em seu computador. Estas informações são úteis para você conferir se seu software está atualizado e quais são as velocidades e detalhes da sua placa gráfica.

Informações sobre o software

Displays Manager

O chamado “Displays Manager” é a opção responsável por gerenciar os monitores conectados a placa de vídeo. Obviamente que se você não possui dois monitores nem precisa acessar esta opção, já para quem utiliza notebook, ou até para quem conecta a placa de vídeo na televisão, deve ajustar as configurações de resolução, ordem de funcionamento e outros itens através desta seção.

Configurando dois monitores

Note que há dois campos relativos aos monitores que você possui. No primeiro campo você pode clicar com o botão direito sobre cada monitor e escolher se deseja rotacionar, modificar o modo de exibição (o modo para duas áreas de trabalho, o modo clone e o modo área de trabalho única) e ainda permite desabilitar o monitor.

Alterando as resoluções e detalhes dos dois monitores

No segundo campo você apenas tem a possibilidade de alterar a ordem dos monitores. E logo abaixo há um campo para configurar resoluções, qualidade das cores e taxa de atualização.

Display Options

Esta área do Centro de Controle é destinada exclusivamente para você escolher opções de detecção, taxa de resolução alternativa e as resoluções que o centro de controle deve disponibilizar. Por isto, caso você esteja obtendo problemas na detecção da sua televisão ou problemas com resoluções incompatíveis, talvez deva alterar as opções de tela.

Opções de tela e resolvendo problemas de TV

Monitor Properties

Propriedades e ajustes

Aqui você pode configurar as resoluções e taxas de atualização máximas do seu monitor, tem acesso as opções de posição da tela e ainda opções únicas para telas (TVs ou monitores) que possuam suporte a HDTV.

3D

Esta aba especificamente é relativa às configurações que você vai utilizar em games e aplicações que necessitem do processamento tridimensional. A primeira subseção que esta parte exibe é relativa às configurações padrão, sendo que tais configurações são modificadas através de uma barra que indica o nível de qualidade gráfica.

3D

Caso você esteja certo de que sua placa de vídeo suportará os gráficos mais polidos e lisos selecione ”Optimal Quality”, do contrário selecione um nível inferior. Salienta-se que para quem deseja uma configuração diferente para cada jogo, deve marcar a caixa “Use custom settings” (usar configurações personalizadas).

Selecione a qualidade

Anti-Aliasing

O filtro mais robusto e notável em jogos top é o Anti-Aliasing. Fazendo com que os cantos dos objetos fiquem mais arredondados e parecidos com os reais, o filtro é o recurso que mais exige processamento e velocidade da placa de vídeo. Note que no centro de controle da ATI há opções de deixar o nível do filtro em 2X, 4X e 6X.

Ajuste o nível do filtro

Novamente vale a citação que para os níveis mais altos é exigido uma placa mais eficiente, portanto é interessante ter certeza que sua placa suporta o nível alto com uma taxa de quadros (FPS) aceitável nos games. Relembra-se que caso você procure efetuar uma configuração diferente para cada jogo e programa, deve marcar a caixa “Use application settings” (usar as configurações do aplicativo).

Anisotropic Filtering

Este é outro filtro que vai fazer sua placa trabalhar muito para exibir os gráficos com boa qualidade e em tempo real. Aqui também há alguns níveis disponíveis de regulagem, os quais apresentam diferenças na nitidez da imagem. Para selecionar o nível mais alto é necessário possuir uma placa de última geração, sendo que as placas de desempenho mais baixo até conseguem utilizar o filtro, porém irão apresentar uma taxa de quadros decepcionante.

Escolha o nível para sua placa e veja uma pré-visualização

Catalyst A.I.

A abreviação AI vem de Artificial Intelligence — Inteligência Artifical — e é um recurso especial que somente o driver Catalyst fornece ao usuário. Esta função é responsável por verificar automaticamente se sua placa está sendo utilizada corretamente e se ela está trabalhando de maneira eficiente. Há dois modos de funcionamento do Catalyst A.I., o primeiro é o padrão (Standard) e o segundo é o avançado (Advanced).

Utilize o modo Advanced

A diferença entre os modos? O modo padrão habilita padrões genéricos para todos os aplicativos, já o avançado avalia cada aplicativo separadamente e depois aplica as mudanças possíveis. Qual o recomendado? Até mesmo a própria AMD incentiva o usuário a utilizar o método avançado, mas caso você prefira pode utilizar o modo padrão, o qual também é muito eficiente.

Mipmap Detail Level

Como o próprio nome diz, esta função é responsável por aumentar ou diminuir o nível de detalhes nas texturas. Deste modo, caso você defina o nível de detalhes para o mais baixo notará que as imagens ficam mais embaçadas, e caso utilize um nível maior vê nitidamente que a qualidade das texturas aumenta. Aqui novamente entra em critério o quão veloz sua placa é, se ela é uma placa mais modesta talvez não seja bom utilizar níveis altos de mipmap, pois os jogos podem apresentar maior lentidão.

Nível de detalhes com alta qualidade

All Settings

Esta aba é apenas uma revisão dos valores que você selecionou acima, e se preferir alterar algum, pode fazê-lo através desta subseção. Caso você esteja certo das alterações que efetuou não precisa acessar esta aba.

More Settings

As configurações extras relativas aos gráficos tridimensionais estão presentes nesta subseção. É altamente recomendado que você não altere nenhuma destas configurações, pois elas podem sobrepor às demais configurações previamente estabelecidas. Portanto, caso você conheça muito bem a função de cada uma das funções altere-as, do contrário pule esta etapa.

Color

O item “Color” é útil para alterar os níveis de contraste, brilho e gama de cada camada de cor ou de todas elas. O primeiro item que você pode editar aqui é as configurações de cor da sua área de trabalho, para isso, selecione o item Desktop e altere os níveis através das barras horizontais. O resultado você visualiza instantaneamente em sua tela e para aplicar pressione o botão “Apply”.

Mude o brilho e o contraste

Video

As placas ATI conseguem produzir cores mais nítidas para as reproduções de vídeos. As opções relativas à reprodução de mídia estão presentes neste campo, portanto vamos ver o que cada item aqui modifica especificamente.

Presets

Os tais “presets” são na realidade modelos pré-estabelecidos de configurações que são ideais para o usuário que não é exigente. Evidentemente que a configuração aqui vai depender do monitor que você usa, portanto se prefere utilizar algo pronto sem ter de se preocupar com detalhes minuciosos, escolha uma preset nesta primeira janela e clique em “Apply” para tornar a configuração efetiva. Vale frisar que se você já definiu alguma configuração em seu player de vídeo deverá marcar a caixa “Use Application Settings”, para que o aplicativo não seja forçado a obedecer outras configurações.

Configuração única ou separada

Basic Color

Note que está subseção nada tem em comum com a parte de configuração de cor supracitada. As cores básicas são utilizadas apenas em reproduções de vídeo, tanto que ao alterar qualquer configuração aqui, você só nota mudanças na imagem de exemplo e não na sua tela inteira. Efetue mudanças se achar necessário, e clique em “Apply” para salvar as modificações.

Modifique as cores que a placa irá reproduzir durante os vídeos

Basic Quality

Dependendo do vídeo que você vai reproduzir, ele pode estar codificado de maneira tal que necessitará ser desentrelaçado. As configurações de qualidade básica (do inglês Basic Quality) são úteis justamente para regular o modo em que sua placa vai operar. Recomendamos que você marque a caixa “Use automatic deinterlacing” (Use o desentrelaçamento automático), pois assim a placa de vídeo seleciona qual método é apropriado para cada vídeo.

Permita que a placa defina qual o melhor modo de desentrelaçamento

Theater Mode e All Settings

O Theater Mode (Modo de cinema) é dedicado apenas para quem possui dois monitores e o local onde você pode configurar como os monitores irão se comportar ao exibir vídeos. Sendo assim, você pode utilizar uma configuração normalmente para o uso diário, e ao executar vídeos o Catalyst automaticamente modifica o modo de visualização.

Do mesmo modo como as configurações 3D possuem uma subseção para revisão das opções selecionadas, na opção de vídeo também ocorre o mesmo, portanto se você já configurou os itens acima, não necessita acessar esta opção.

VPU Recover

Demorou, mas chegamos ao fim. O último item do Centro de Controle Catalyst é ideal apenas para um propósito: evitar danos ao processador da placa de vídeo. Ao marcar a caixa “Enable VPU Recover” (Habilitar o VPU Recover) você está permitindo que o Catalyst previna danos ao sistema e a placa de vídeo, pois o recurso reinicializa os drivers da placa sem que você perceba e evita erros nos gráficos.

Habilitar a recuperação do VPU

Personalizando o Centro de Controle

Pensou que tinha acabado não é? Realmente, a configuração da placa de vídeo acabou, esta última dica é somente para quem quer modificar o visual do Centro de Controle. Para fazer isso é bem fácil, veja na figura abaixo como:

Mude o tema do Catalyst Control Center

Por ora é isso! Salienta-se que para não cometer injustiça alguma com os proprietários das placas AMD ATI, o Baixaki reuniu todos os drivers da ATI numa mesma página, e você pode acessá-la clicando aqui.

Cupons de desconto TecMundo: