Você ainda está economizando para comprar um televisor, display ou gadget com suporte a vídeos em 4K? Pode continuar, mas saiba que a tecnologia já está bem mais avançada: a fabricante Silicon Image anunciou recentemente a produção de chips que permitem a transmissão e reprodução de conteúdos em 8K.

Trata-se do processador SiI9779 para superMHL/HDMI 2.0, um chip que permitirá o suporte de aparelhos a resoluções maiores. Com ele, fabricantes de cabos e eletrônicos ganham a possibilidade de "leitura" de vídeos em 8K sem perda de qualidade.

Além do 8K, a tecnologia suporta reproduções a 60 fps e qualidade de som Immersive Object Audio. Os conectores a serem produzidos podem ser reversíveis e incluir USB Type-C.

A ideia é trazer a tecnologia não só para displays maiores, mas também para dispositivos móveis. Espera-se que ela seja popularizada em breve: um modelo de 98" da LG foi demonstrado na CES 2015, por exemplo, mas parecia distante demais do consumidor. A resolução 8K de televisores significa algo perto de 7680x4320 pixels, 16 vezes a mais do que uma televisão Full HD comum.

Cupons de desconto TecMundo: