O que é WGA?

3 min de leitura
Imagem de: O que é WGA?

Windows Genuine Advantage. Este é o significado da sigla WGA. Traduzindo para o português podemos dizer que se trata das Vantagens do Windows Original. Isto porque é importante lembrar que apesar de custar mais caro, um sistema operacional que seja original sempre vai valer muito mais a pena do que os sistemas que não se tem a menor ideia da origem. É aquela velha história: “o barato sai caro”.

É verdade que muitos usuários reclamam das imperfeições e bugs do Windows desde que este sistema começou a ser vendido junto com os computadores IBM. Mas querendo ou não, este ainda é o sistema operacional mais utilizado e pirateado mundo a fora. E por ser tão popular, muita gente acaba por utilizar versões piratas que podem causar danos ao seu computador.

Mas agora vem a pergunta clássica: “O que eu ganho usando um Windows original?”. E nós respondemos: além de garantir que você não está contribuído para a máfia dos piratas de software e cometendo um crime, você pode fazer upgrade de programas da Microsoft que só podem ser atualizados se o seu Windows for original. O Windows Media Player, Windows Defender e uma série de outros programas só poderão ser atualizados se o seu Windows for verdadeiro.

Até mesmo o download de atualizações e correções de bugs do sistema só poderá ser feito se o seu Windows não for pirata. Aí chega-se a outra pergunta, “Como saber se o meu Windows é original?” esta é fácil. Existem diversas maneiras de descobrir a procedência do seu sistema operacional. A primeira e mais simples delas, é certificar-se da loja em que você está comprando o seu computador. Se for uma loja confiável, como uma rede de lojas de departamento, ou lojas especializadas em computadores, o seu Windows é genuíno.

Outra maneira de descobrir é observar se existe uma etiqueta com a marcação do número de série do Windows no seu computador. Se você for o proprietário de um notebook procure olhar na parte inferior do seu computador e verifique se existe uma etiqueta com um código de barras, imagem holográfica e um número de série. Caso exista algo assim, o seu Windows é legítimo. O mesmo procedimento vale para os computadores desktop. Porém, procure pela etiqueta na parte de trás do seu gabinete ou nas laterais.


O que a Microsoft grava do meu sistema quando verifica o Windows?

Quando você tenta fazer o download de algum produto, atualização ou pacote da Microsoft o site da empresa pede que você instale um ActiveX para que o seu sistema operacional seja autenticado. Caso o seu Windows seja verdadeiro, o download prosseguirá normalmente. Mas, se ele não for, você verá uma janela pedindo que você obtenha uma licença original de uso do sistema operacional.

Depois que você autoriza este ActiveX, a Microsoft coleta os seguintes dados:

  • Marca e modelo do computador

  • Informações da versão e do sistema operacional e de softwares que utilizam o programa de Vantagens do original

  • Identificação do produto e chave do produto

  • Nome da BIOS, número de revisão e data de revisão

  • Número de série do volume

  • E outros dados


Então a Microsoft pode espionar meu computador?

De acordo com as normas de segurança da Microsoft, estes dados são coletados apenas para que você possa desfrutar de todas as vantagens de possuir um software original da empresa, seja ele o Windows ou o Office.  Estes dados são necessários para que as suas características fiquem gravadas nos servidores da Microsoft e assim, você possa ter acesso ao que precisa sem que seja necessário explicar toda vez que você desejar fazer o download de uma atualização ou pacote de correção.

Entretanto, seus dados são guardados de maneira ultra sigilosa, afinal não seria nada bom para a imagem de uma empresa do porte da Microsoft, ver seus clientes expostos a invasores e curiosos. Então, não há porquê se preocupar – seus dados estarão seguros.

Muito bem, agora que você já sabe o que é WGA e os benefícios de possuir um produto Microsoft original, verifique se o seu Windows e Office são legítimos e desfrute das vantagens de ter um software original! Mas o Baixaki pergunta: O que você acha dessas medidas de segurança que as empresas colocam nos seus softwares?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.