Carro leve e potente da Mazda.

Fonte da imagem: Yanko Design.

Durante a Los Angeles Auto Show, um dos maiores eventos de design automobilístico realizado em novembro de 2010, a Mazda anunciou um projeto que promete revolucionar os carros na próxima década. O modelo MX-0 combina um visual arrojado e imponente à eficiência e sustentabilidade mecânica. Utilizando materiais alternativos, a equipe que desenhou o veículo conseguiu reduzir seu peso para menos de 1 mil libras – um pouco mais de 453 quilogramas.

A empresa fabricante de veículos, sediada em Hiroshima, teve como desafio projetar um modelo de automóvel que agredisse menos a natureza sem que ele perdesse beleza e potência, características de que os consumidores não abrem mão ao comprar um carro.

A tarefa de reduzir ao máximo o peso do MX-0 não foi nada fácil. Os criadores precisaram estudar a fundo as propriedade de componentes simplificados e peças multifuncionais que pudessem ser adotadas no projeto. O resultado foi positivo: o modelo com aspecto futurista terá um peso  considerado baixo para um veículo ocupado por quatro pessoas.

Fonte das imagens: Yanko Design.

O grupo de designers – formado por Derik Jenkins, Tim Brown, Minyong Lee, Carlos Salaff, Jacques Flynn, Greg Lee, Paul Muzio, Dave Coleman e Julien Montousse – prevê que o MX-0 possa ser fabricado a partir de 2020. A Mazda ainda não divulgou nenhuma estimativa de preço para o conceito.