Concurso da Hankook desafia estudantes a criar os pneus do futuro [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Concurso da Hankook desafia estudantes a criar os pneus do futuro [vídeo]

Enquanto muitas companhias apostam em sistemas autônomos e em uma grande variedade de sensores como o futuro dos automóveis, a Hankook decidiu pensar de forma diferente. Para isso, companhia promoveu em 2014 uma nova edição de seu Design Challenge cujo objetivo era desenvolver um conceito que modifica totalmente o que esperamos de um pneu.

O concurso foi promovido entre os estudantes da Universidade de Design, Engenharia e Negócios de Pforzheim, na Alemanha. O conceito vencedor foi desenvolvido por Samir Sadikov, estudante de Design de Transportes que criou o “Dakar”, um pneu formado por blocos hexagonais interconectados — cada um deles com sua própria câmera de ar.

Criado levando em consideração o tráfego fora de estradas pavimentadas, a criação se mantém lisa enquanto o veículo usado está andando sobre o asfalto. A partir do momento em que ele sai da estrada, as câmeras de ar são preenchidas oferecendo uma maior tração em terrenos irregulares.

Segundo e terceiro lugares

O segundo lugar do concurso ficou com a invenção “Vent Tyre”, que se trata de um pneu com reentrâncias intercaladas com uma série de lâminas de borracha. O sistema funciona como uma espécie de “turbina” que expele a água acumulada na pista e evita que um veículo deslize pela pista — uma causa comum de acidentes em dias chuvosos.

Já a terceira colocação ficou com o “Kozept Winter”, pneu que é formado por secções intercaladas que se transformam para garantir uma maior tração em área com neve. O conceito aposta em uma circunferência variável, o que exigiria o uso de um veículo de largas dimensões para que a ideia possa funcionar corretamente. Clique aqui para acessar o site oficial do Design Challenge 2014 e conferir outros dos competidores destacados pela Hankook.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.