Carro-conceito pode passear no meio do fogo

1 min de leitura
Imagem de: Carro-conceito pode passear no meio do fogo

Amatoya é o carro feito para combater o fogo

Fonte da imagem: Yanko Design

O Amatoya é um pequeno tanque feito para combater de uma forma diferente os incêndios em grandes centros urbanos. Ele funciona como um veículo de reconhecimento, oferecendo segurança e proteção para a equipe de bombeiros antes de tomar as decisões logísticas na hora de combater o fogo.

Atualmente, este tipo de trabalho é feito por veículos adaptados, portanto não conseguem armazenar água suficiente e necessitam de muitas pessoas para manobras. Aliado a isso, os carros modificados para o trabalho utilizam tecnologias que não conseguem aguentar o calor exorbitante que emana no meio de um incêndio de grandes proporções.

No caso do Amatoya, é preciso apenas duas pessoas para controlar o veículo. Seu tamanho diminuto facilita a entrada em locais mais caóticos. Ele é feito de materiais resistentes ao fogo, desde pneus até a pintura da cabine, sendo capaz de aguentar temperaturas de até 600 graus Fahrenheit (315 graus Celsius).

Para o combate ao fogo, o Amatoya possui reservatórios de água, com dois canhões para apagar o fogo de dentro para fora. Uma câmera térmica confere quais são os focos mais críticos, para que a operação seja feita diretamente nos locais de maior concentração de calor. No caso de vítimas, o carro ainda permite a remoção com segurança tanto dos bombeiros quanto dos próprios sobreviventes.

Este carro foi o vencedor de 2010 do prêmio James Dyson, que dá prêmios às melhores invenções do ano. Não vai ter incêndio que resista a tanta tecnologia de ponta feita especialmente para o combate ao fogo.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.