(Fonte da imagem: Reprodução/Studio Roosegaarde and Heijmans Infrastructure)

Não basta apenas os carros se equiparem com mais dispositivos de segurança. É preciso também quem as rodovias sejam mais bem cuidadas e possam oferecer para o motorista o que há de mais moderno em termos de tecnologia para tornar o tráfego mais seguro.

Uma das ideias é a adoção das chamadas “Glowing Lines” (“linhas brilhantes”, em tradução direta). A proposta é usar um tipo de pintura luminosa para fazer com que a visibilidade para os motoristas seja ainda maior à noite. O resultado final ficaria mais ou menos como o que você vê na foto acima.

Outra ideia é adotar luzes com sensor de reconhecimento em estradas. Isso evitaria, por exemplo, que postes de iluminação ficassem ligados o tempo todo em estradas com tráfego pouco intenso, permitindo que elas se acendessem apenas quando um veículo se aproxima.

Por fim, outra ideia ainda mais futurista, é a de criar estradas com sensores de indução no asfalto. Eles serviriam para recarregar a bateria do carro enquanto você dirige. As soluções apresentadas pelo Studio Roosegaarde and Heijmans Infrastructure venceram uma competição holandesa de design e a equipe espera que algumas delas já possam ser colocadas em teste a partir do ano que vem na Europa.

Fonte: Studio Roosegaarde and Heijmans Infrastructure