(Fonte da imagem: Reprodução/Yanko Design)

Sempre que vamos a um restaurante, são as imagens que despertam nosso paladar e nos fazem optar por um ou outro prato. Quem nunca se sentiu tentado em escolher algo mais caro só pelo fato de a picanha estar incrivelmente linda na imagem? No entanto, como isso funciona com pessoas com algum tipo de cegueira?

É por isso que um grupo de designers decidiu criar o conceito de um menu especial. Ao invés do clássico cardápio com o qual estamos acostumados a encontrar em restaurantes e lanchonetes, o Odor Menu traz uma superfície com os nomes dos pratos em braile para que deficientes visuais possam conferir quais as opções oferecidas.

(Fonte da imagem: Reprodução/Yanko Design)

No entanto, esse é apenas o início da proposta. O grande diferencial do conceito está no fato de o equipamento liberar uma essência para que o indivíduo sinta o cheiro do prato em questão. Desse modo, não é a visão que vai atrair seu paladar, mas o olfato.

Além disso, como a descrição técnica do Odor Menu explica, o equipamento utiliza uma tela especial com plástico eletroativo. Esse material permite que os códigos em braile não sejam estáticos, ou seja, ele altera o padrão físico das letras à medida que o cliente passa pelas opções existentes.

 

Como todo protótipo, as chances de vermos o produto chegar às lojas nos próximos anos são bem remotas. No entanto, seria realmente muito interessante ver algo parecido sendo usado nos restaurantes de verdade.

Fonte: Yanko Design