Ambiente interativo permite o controle de sons usando as mãos

1 min de leitura
Imagem de: Ambiente interativo permite o controle de sons usando as mãos

(Fonte: SOPI research group no Vimeo.)

Se você acompanha a série The Big Bang Theory, provavelmente conhece o teremim: um instrumento musical que funciona através do posicionamento das mãos, adorado por Sheldon. Mas esse estranho aparelho acaba de ter seu conceito expandido, graças a um grupo de pesquisadores que criou um ambiente inteiro para reagir sonoramente ao usuário.

O sistema, chamado AHNE – Audio-Haptic Navigation Environment – funciona de forma semelhante ao antes mencionado teremim, uma vez que é a mão de quem o está usando que controla os sons. Porém a interação ocorre de uma maneira completamente diferente. A área do equipamento contém vários “objetos virtuais” que geram efeitos musicais com a aproximação do usuário, que pode tocá-los, movê-los e gerar diferentes reações.

Uma vez que esses objetos não existem no mundo real, uma luva com chip Arduino, trabalhando juntamente com um sensor Kinect, identifica a posição e distância da mão da pessoa com o item e dá avisos por vibração. Além disso, o sistema de som da sala responde ao usuário com efeitos musicais diferentes para que ele consiga segui-los.

Por enquanto, a equipe que desenvolveu o projeto afirmou, no site Sound and Physical Interaction, que essa é apenas uma demonstração para provar o conceito do AHNE e que logo novos vídeos devem ser lançados. É esperar para ver se o teremim está com seus dias contados...

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.