Wind Cube: gerador eólico para uso doméstico

1 min de leitura
Imagem de: Wind Cube: gerador eólico para uso doméstico

Criado pelo designer Liao-Hsun Chen, o Wind Cube é um gerador eólico conceitual desenvolvido para uso na parede de qualquer casa. Dispondo de várias hélices retráteis, o projeto se destaca pelo cuidado com a parte visual, dando uma aparência mais moderna ao local onde é instalado.

Além de produzir energia de forma limpa, o Wind Cube se destaca pelo uso de tecnologias inteligentes que evitam dano ao produto. As hélices telescópicas dispõem de sensores capazes de analisar as condições do clima, entrando em ação somente quando necessário: quando o tempo está bom, as hélices entram em ação e começam a produzir energia. Já quando há tempestades ou outras condições adversas, o equipamento se retrai para evitar danos mais sérios.

A ideia por trás da invenção é a de que cada domicílio deve ser capaz de produzir a energia necessária para todas as ações feitas pelos moradores. Segundo o criador, 15 hélices são suficientes para gerar eletricidade que abastece uma família de quatro pessoas durante um mês inteiro, com produção média de 21,6 quilowatts por hora. Não há qualquer previsão para a produção de uma versão real do projeto, que concorre ao prêmio IDEA Award 2011, focado em alternativas de design industrial que respeitam o meio ambiente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.