(Fonte da imagem: Uli Jooss / AOL)

A Porsche está atualmente desenvolvendo uma nova tecnologia para seus veículos que eliminará a necessidade do motorista de manter os pés no pedal do acelerador.

Nomeado Adaptive Cruise Control Innovative Drive (Condução Inovadora por Controle de Cruseiro Adaptável) ou ACC InnoDrive, o sistema utiliza um conjunto de dados armazenados em sua unidade de controle, que incluem informações de rotas, curvas e elevações de várias pistas para calcular qual a melhor velocidade a se utilizar a cada instante do percurso percorrido. Isso ainda detectando possíveis colisões e parando antes de qualquer acidente.

De acordo com dados obtidos nos testes feitos nos veículos Porsche Panamera S e 911 Carrera, o gasto de combustível foi em torno de 10% menor que durante o modo normal de direção, embora acredite-se que será possível atingir valores ainda melhores.

Algo que pode preocupar muitos é a falta de controle que a nova tecnologia pode trazer, mas não há motivo para isso: o ACC InnoDrive é ativado apenas quando o motorista tira os pés dos pedais, sendo desativado logo que ele os toca novamente. Além disso, o controle da direção continua em mãos humanas. “Não tocaremos na direção, acredite. Esse controle manual é um aspecto-chave da experiência Porsche.” Disse Martin Roth, um dos engenheiros do sistema.

As pedras no caminho

Apesar de inovadora, a tecnologia ainda possui muitos obstáculos pela frente. O principal deles é a falta de dados disponíveis: a maior parte das pistas existentes jamais foi mapeada digitalmente com a precisão necessária; apenas uma pequena porcentagem das mais importantes rodovias escapa do caso. Logo, não é possível gerar os algoritmos complexos para usar o sistema de forma eficiente, para não dizer segura.

Mesmo assim, ainda há muito tempos para “amadurecer” o projeto, uma vez que o ACC InnoDrive não tem previsão de ser inserido nos veículos da empresa antes de 2014.