I-Cocoon, o protótipo que promete revolucionar a interação entre os seres humanos

2 min de leitura
Imagem de: I-Cocoon, o protótipo que promete revolucionar a interação entre os seres humanos

Imagine um objeto redondo, semelhante a um grande casulo, no qual é possível entrar e usufruir de uma experiência digital intuitiva e totalmente em três dimensões. Um lugar em que sensores mapeiam o corpo humano e o transformam na própria interface, capacitando uma interação entre homem e máquina nunca vista antes.

Pois bem, essa é a proposta do alemão Tino Schaedler em parceria com o escritório de design e arquitetura NAU. O projeto, batizado de Immersive Cocoon (ou I-Cocoon), promete um ambiente altamente tecnológico no qual várias atividades podem ser executadas de uma maneira totalmente nova.

O plano de desenvolvimento do produto compreende a distribuição desses casulos por vários locais públicos e empresas privadas. Dessa maneira, os cidadãos poderão alugá-los pessoalmente ou através de uma reserva prévia via internet para usufruir do sistema (assim como é feito com computadores hoje em dia). Confira algumas utilidades do I-Cocoon:

Explorar o mundo

Que tal simular uma visita pelas tumbas dos faraós ou pelas ruínas de Pompeia? Ou — pensando um pouco mais longe — cruzar a superfície de Marte? A promessa do I-Cocoon será de que pessoas de todas as idades possam frequentar inúmeros lugares virtuais enquanto aprendem sobre aspectos da vegetação, clima e população.

Exercícios físicos

Praticar yoga, artes marciais e alongamentos dentro de uma câmara climatizada com um professor virtual poderá ser um misto de privacidade e incentivo. Sensores invisíveis serão capazes de avaliar o progresso do aluno, medir a pressão sanguínea e ajustar níveis de oxigênio.

AmpliarO belo design do I-Cocoon. (Fonte da imagem: NAU Design and Direction)

Games

Graças a um ambiente em três dimensões cercado por som e imagem, os usuários poderão ter uma experiência incrível em jogos online. A conexão com outros casulos permitirá ação interativa em simulações envolvendo games de todos os gêneros.

Relaxamento

Depois de um dia estressante, nada melhor do que se aconchegar dentro de uma esfera com controle total de temperatura, luz e som. Os programas integrados serão capazes de imergir o usuário em uma atmosfera única de tranquilidade, algo perfeito para restabelecer as energias.

Trabalhar fora de casa

O I-Cocoon virá com a capacidade de recriar completamente a estrutura de um escritório, além de possibilitar videoconferências múltiplas em 3D de uma maneira bem mais confortável do que proporcionada pela tecnologia de hoje.

...

Ao que consta, a proposta é realmente atraente e empolgante. No entanto, o projeto é apenas conceitual e não há previsão de construção ou vendas do produto. O que nos resta é sonhar: será que estas enormes cápsulas farão parte do nosso dia a dia no futuro?

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.