(Fonte da imagem: Steve Murray)

O designer Steve Murray desenvolveu uma caixa que promete tornar o Facebook uma ferramenta acessível para quem não consegue se acostumar com os meios digitais usados atualmente. A Facebook Box transforma as atualizações da rede social em pequenos papéis impressos que podem ser organizados em compartimentos diferentes, conforme o assunto de que cada uma trata – clique aqui para conferir um vídeo do produto funcionando.

Toda vez que surge uma nova atualização no mural da rede social, uma luz localizada na tampa do aparelho se acende. Em seguida, basta abrir a caixa para que todas as atualizações recentes sejam impressas em pequenos papéis que informam o nome dos usuários que as escreveram e o horário de publicação.

Para manter a organização, a caixa possui diversas divisões que compreendem diferentes assuntos tratados na rede social, e que podem ser determinadas pelo próprio usuário. Como sugestão, o designer utiliza os campos “Friends” (amigos), “Family” (família) e “Frapes”, que se trata de atualizações constituídas por brincadeiras feitas por outras pessoas quando alguém deixa a conta ativa em um computador público.

Além de servir como uma forma alternativa de se manter atualizado com a rede social, o aparelho tem o objetivo de servir como uma forma mais duradoura de guardar as informações compartilhadas no serviço. Atualmente, a única Facebook Box existente serve para gerenciar as atualizações da conta do criador do conceito e não há previsão de que a invenção tenha qualquer espécie de lançamento comercial.