Taipei 101: por dentro do terceiro maior prédio do mundo

2 min de leitura
Imagem de: Taipei 101: por dentro do terceiro maior prédio do mundo

Caminhando pelo centro de Taipei, capital de Taiwan, não há como não se impressionar com uma das mais imponentes construções já criadas pelo homem. Trata-se do Taipei 101, edifício que é considerado o terceiro mais alto do mundo, atrás do Burj Khalifa, dos Emirados Árabes, e do Abraj Al Bait Towers, da Arábia Saudita.

Inaugurado em 2003, o Taipei 101 custou nada menos do que US$ 1,758 bilhão, dinheiro que além de servir para erguer o empreendimento foi destinado também à inclusão de sistemas de segurança capazes de fazer o prédio resistir a tufões e terremotos.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Luxo e elegância

Se por fora basta olhar para o tamanho da construção para ficar impressionado, entrar no Taipei 101 proporciona o mesmo nível de encantamento. Nos cinco primeiros andares, funciona uma espécie de shopping center de luxo, reunindo lojas das marcas mais famosas do mundo.

Dior, Emporio Armani, Burberry, Louis Vuitton e muitas outras grifes oferecem para o público o que há de mais moderno no mundo da moda, tudo isso em ambientes elegantes e com preços para poucos. Da mesma forma, a praça de alimentação reúne dezenas de restaurantes servindo os mais variados tipos de pratos.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O céu é o limite

Para subir no edifício, nada de escadas. A partir do quinto andar (os cinco primeiros são lojas do shopping) você embarca em um elevador que vai levá-lo até o 89º andar, onde está localizado o observatório.

Certificado como sendo o elevador mais rápido do mundo, a viagem entre os 84 andares dura apenas 37 segundos, uma vez que o transporte viaja a uma velocidade impressionante de 1.010 metros por minuto.

Infelizmente, no dia da nossa subida o clima não colaborou e, com chuva e céu fechado, muito pouco podia ser visto do alto. Entretanto, a partir do observatório, é possível ver as nuvens passando diante da janela, um espetáculo que, convenhamos, é mais do que o suficiente para nos deixar impressionados.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Segurança extrema

No alto do prédio, uma gigantesca bola de ferro de 680 toneladas é a responsável por manter o equilíbrio da construção. Elas serve como uma espécie de contrapeso mecânico contra qualquer tipo de vibração, minimizando as oscilações.

Em caso de queda de energia, o Taipei 101 conta com geradores capazes de suprir até 70% das necessidades do prédio. Segundo os engenheiros, a estrutura é capaz de suportar até mesmo os mais fortes terremotos ocorridos nos últimos 2,5 mil anos e rajadas de vento de até 60 metros por segundo de velocidade.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.