Mercado de PCs apresenta maior queda histórica; iOS da Apple lidera em 2015

1 min de leitura
Imagem de: Mercado de PCs apresenta maior queda histórica; iOS da Apple lidera em 2015

De acordo com uma pesquisa de mercado da IDC, a indústria dos PCs está experimentando a maior queda da História. Segundo o estudo, no último trimestre de 2015 houve uma contração de 10,6% nesse segmento, o registro mais pessimista desde que a avaliação começou a ser realizada.

Nem mesmo o popular Windows 10 e o período de festividades conseguiram salvar o segmento de PCs de apresentar resultados tão ruins. Contudo, o IDC e o Grupo Gartner – dois analistas de mercado importantes – acreditam que esse quadro pode se reverter ao longo do ano por conta da adoção do sistema operacional da Microsoft e a renovação de hardware que vai se fazer necessária durante o upgrade.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Líderes do mercado

De acordo com a pesquisa do IDC, a Lenovo ainda reina no mercado de computadores, dominando 21,4% do segmento durante o último trimestre de 2015. A HP vai logo atrás, com 19,9%, seguida pela Dell (14,1%) e ASUS (7,9%). Ainda segundo o estudo, foram enviados um total de 71.889 novas máquinas para os consumidores durante esse período, o que representa uma queda quando comparado ao mesmo período do ano passado – 80.436 unidades.

Em contraste com o declínio do mercado de PCs, o segmento de dispositivos móveis tem apresentado crescimento constante. Esse é o caso das adoções ao sistema operacional móvel da Apple, o iOS, cujo maior representante é o iPhone. Em 2015, pela primeira vez na História, o índice de adoção ao SO da Maçã superou os números apresentados pelo Windows em PCs.

iOS vs Windows

De acordo com o gráfico, a Apple enviou cerca de 300 mil unidades de aparelhos equipados com o iOS – entre iPhones e iPods. O Windows, que vinha apresentando resultados semelhantes nos últimos anos, passou por um declínio no último ano que levou o SO a apresentar a marca de aproximadamente 270 mil unidades enviadas aos consumidores.

Considerando o panorama para o iPad e sistemas Macintosh, o quadro está estagnado, com crescimentos e quedas bem sutis nos últimos anos. Como será que essa briga pela preferência dos consumidores vai acabar? E como o Android vai se preparar para a enxurrada de dispositivos com iOS que estão chegando ao mercado?

Você acha que o mercado de PCs vai ser substituído pelo segmento de dispositivos móveis? Comente no Fórum do TecMundo!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.