Configure sua máquina nova!

Com a popularização das tecnologias, o sonho de adquirir um computador é compartilhado por crianças, jovens e adultos. Entretanto, a euforia, a alegria e a falta de experiência fazem com que muitos usuários fiquem perdidos na hora de configurar o PC novinho em folha.

Você ganhou ou comprou um computador e está com dúvidas de como proceder para protegê-lo ou como deixá-lo tinindo para navegar na web, ouvir músicas ou assistir a vídeos? Não saber por onde começar é uma situação corriqueira, não entre em pânico.

Acompanhe as dicas que o Baixaki preparou neste guia indispensável para a sua máquina nova. Seguindo estes passos, sua experiência será mais proveitosa e tranquila. E aí, caro leitor, preparado para tunar seu computador?

Crie um ponto de restauração

A primeira ação que todo usuário deve fazer antes de manipular qualquer configuração da máquina é criar um ponto de restauração do sistema operacional. Dessa forma, caso algo saia errado durante a configuração do PC, é possível reverter os danos ocorridos no SO – parte vital para o funcionamento do computador.

Para aprender a criar um ponto de restauração, clique no link correspondente à versão do Windows instalado na sua máquina:

Desinstale os softwares inúteis que geralmente vêm com o PC

Com a segurança do sistema operacional garantida, podemos começar a modificar a configuração do PC. Normalmente, os computadores vêm com um amontoado de aplicativos instalados que não servem para nada. Portanto, é preciso eliminar esses programas inúteis. Vasculhe os menus e identifique aqueles softwares que não suprem qualquer necessidade.

Ao contrário do que muitos imaginam, o Windows não possui um desinstalador próprio. A clássica seção “Remover Programas” do Painel de Controle é apenas um atalho para os recursos de eliminação dos softwares instalados. Com isso, muitos dados ficam jogados no HD mesmo depois de solicitada a desinstalação de um aplicativo.

Exclua aplicativos indesejados e libere espaço no HD.

O Revo Uninstaller é uma ferramenta que tem grande utilidade para a limpeza completa do PC, pois ele realiza uma busca por arquivos e registros deixados na máquina após a remoção de um programa. O CCleaner é outro aparato que pode auxiliá-lo, não é por menos que ele é um dos campeões de download no Baixaki. O Ashampoo Magical Uninstall e o FineUninstall são alternativas para este processo.

O software indesejado não possui desinstalador? Os programas indicados acima não adiantaram? Calma, ainda é possível remover aplicativos manualmente. Faça periodicamente a desfragmentação do disco rígido para que a máquina ganhe desempenho na hora de buscar informações. O Defraggler é um excelente aplicativo com esta finalidade.

Crie um sistema de backup

O próximo passo é assegurar a integridade dos dados e informações armazenadas no seu computador. Para isso você tem duas possibilidades:

Lembre-se de fazer este procedimento com frequência, pois ele é fundamental para evitar que você perca informações caso a máquina apresente algum defeito.

Mantenha backups atualizados dos seus arquivos.

Atualize o Windows

Um importante aviso para os viajantes tecnológicos de primeira viagem: mantenham o Windows e os programas instalados sempre atualizados! Este simples fato pode evitar enjoos e sérias dores de cabeça, pois as atualizações contêm melhorias nos sistemas de defesa dos softwares contra ameaças virtuais.

Temos que admitir que esta não é a atividade mais agradável para ser feita no computador. Entretanto, ela pode salvar as suas informações pessoais das garras dos crackers. Você tem preguiça de pesquisar os softwares que possuem atualizações? Cadastre-se no Baixaki e faça sempre os downloads pelo nosso site. Assim, você tem a sua disposição o “Meu Baixaki”, onde é informado quando um programa oferece atualizações.

A Microsoft também oferece um serviço de atualização dos seus produtos, é o Windows Update. Ainda não o conhece? Clique aqui e descubra como ele funciona e quais são os seus benefícios.

A atualização de softwares, principalmente aqueles que possuem alguma relação com a configuração do SO, muitas vezes solicitará a reinicialização do Windows. É indicado que seja aceita a indicação do sistema operacional, pois algumas implementações só conseguem ser ativadas com a inicialização do PC.

Instale um firewall

Você não vai querer que sua máquina novinha seja infestada por pragas digitais logo no primeiro dia, não é mesmo? Para aumentar ainda mais a segurança do PC é interessante que seja configurado o Firewall do Windows.

A proteção que queima os vírus!

Por padrão, este recurso de defesa já vem ativado com o sistema operacional. Seu objetivo é filtrar todos os dados que entram e saem do computador, barrando os registros não autorizados.

Instale um antivírus e anti-spyware

Para completar o seu sistema de defesa contra a ação de malwares, é imprescindível a instalação de um antivírus e um anti-spyware confiáveis. Aliados ao Firewall e às atualizações do SO e programas instalados, sua máquina vai ser osso duro de roer para os invasores digitais. Confira:

Configure sua conexão à internet e tire o melhor proveito dela

O principal propósito de comprar um computador é para acessar a internet. Portanto, manter a configuração de rede em sintonia com a sua necessidade é fundamental para atingir a melhor experiência possível ao surfar pela web.

Melhore o sinal da sua rede sem fio.

Se você é um internauta completamente inexperiente, não tenha vergonha em questionar suas dúvidas. O Baixaki já publicou algumas dicas para os usuários iniciantes, as quais exploram as dúvidas mais comuns em relação à conectividade com a internet.

Pensando em montar uma rede sem fio na sua casa? Aprenda com os nossos artigos como configurar redes wireless, as formas de melhorar o sinal dentro da sua residência e as informações mais importantes para esse tipo de conexão.

Depois de algum tempo mexendo nas configurações da rede sem fio, você será capaz de melhorar o sinal Wi-Fi manipulando o roteador.

Você contratou um serviço de internet de 10 MB e só baixa arquivos a 1 MB? Entenda como acontece o tramite de dados e descubra o porquê isso acontece clicando aqui.

Instale o kit básico de programas

Conectado à internet e com a segurança da máquina em pleno funcionamento, você está pronto para iniciar a instalação dos programas que se fazem necessários no seu dia a dia. O Baixaki elaborou um pacotão de aplicativos essenciais para que qualquer usuário consiga assistir a vídeos, ouvir músicas, editar imagens, interagir com conteúdos multimídias e muito mais!

Deixe o Windows com a sua cara

Chegamos ao momento mais esperado do nosso guia: a personalização do sistema operacional. Divirta-se deixando o computador com a sua cara:

Deixe o PC com a sua personalidade!

Transferindo seus arquivos

Seu novo computador tem uma versão diferente do Windows da lata velha que você usava? Não caia na conversa de técnicos de informática fajutos que dizem que não há o que fazer. É possível transferir suas fotos, vídeos e músicas do XP ou Vista para o Windows 7. O Baixaki ensina você a realizar o procedimento sem enrolação.

Configure a impressora

Apesar de trocarmos mensagens textuais por email ou mensageiro instantâneo, carregarmos anotações em serviços online que acessamos pelo celular e até mesmo a exibição de fotos em porta-retratos digitais, a impressora ainda é um equipamento com muito utilizado.

Aprenda a configurar e compartilhar impressoras em rede.

Nesse contexto, é sempre bom ter alguém na empresa, por exemplo, que saiba configurar impressoras. Aprenda a compartilhar uma impressora em rede e como manter a comunicação entre este aparelho com diferentes versões do Windows no Baixaki.

Conheça o seu computador

Só nos damos conta de como é importante saber as características técnicas de um computador quando precisamos acionar a assistência técnica do fabricante. Para não passar aperto e se estressar com situações banais, tenha o HWinfo instalado na sua máquina. Com este programa é possível identificar toda a configuração do PC em um piscar de olhos. Quer mais moleza do que isso?

Leitura complementar

O seu computador que há instantes estava zerado, já deve estar tinindo e pronto para voar pela web e espaços do seu disco rígido. Mas como em toda área do conhecimento, sempre temos algo para aprender. Para o deleite dos usuários do Windows 7, o Baixaki preparou um apanhado com todas as dicas e tutoriais publicados, formando a Bíblia do Windows 7 (Parte I e Parte II) – não deixe de usufruí-la!

A Bíblia do Windows 7 está no Baixaki!

Ainda não está satisfeito com a velocidade de processamento de dados do seu PC? Então não perca tempo pesquisando preço de processador, placa-mãe ou memória RAM e leia o artigo “Guia Básico: como melhorar o desempenho do computador”.

Esperamos tê-lo ajudado a desvendar um pouco dos mistérios da informática. Com o tempo você vai assimilando novos conhecimentos e experiências, as quais servirão para manter seu PC ágil, veloz e robusto. Espera! E o que fazer com o computador velho? Conheça algumas ideias brilhantes para reaproveitar a máquina que esteve tanto tempo ao seu lado!

Fique antenado com os artigos publicados pelo Baixaki e continue aprendendo cada vez mais sobre tecnologia. Até a próxima!