O mercado brasileiro de PCs encerrou o último mês de março com uma queda de vendas de 37% em relação ao mesmo período do ano passado, aponta um levantamento realizado pelo IDC Brazil Monthly PC Tracker, relatório mensal de vendas de PCs da IDC (sigla para “International Data Corporation”), consultoria líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências com as indústrias de TI e Telecomunicações.

Mesmo crescendo 16% se comparado ao mês de fevereiro, o cenário ainda é negativo, pois tradicionalmente março concentra um grande volume de vendas, e não foi o que aconteceu neste ano.

Segundo Pedro Hagge, analista de mercado da IDC Brasil, após um fraco começo de ano, previa-se uma boa recuperação nas vendas de março, mas o que se viu foi um volume modesto de apenas 915 mil máquinas comercializadas, somando desktops e notebooks.

Hagge afirmou que isso tradicionalmente acontece em anos de Copa do Mundo, quando as atenções ficam mais voltadas a TVs, mas não se esperava que a queda fosse tão acentuada. “Embora não tão acentuada, já era esperada uma queda nas vendas de computadores no primeiro trimestre. Historicamente, em anos de Copa do Mundo, o segmento varejista volta mais suas atenções para as vendas de TVs. Considerando ainda as vendas de outros dispositivos, como tablets e smartphones, e o cenário econômico modesto, o mercado de PCs sofreu um grande impacto”, analisou o especialista.

Cupons de desconto TecMundo: