DirectX e OpenGL finalmente vão passar a permitir acesso de baixo nível

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(Fonte da imagem: Reprodução/Neoseeker)

Aparentemente, tanto o DirectX quanto o OpenGL parecem prestes passar a oferecer acesso de baixo nível ao hardware. A novidade ajudaria os desenvolvedores de jogos a diminuir ou até eliminar gargalos de informações que diminuem o desempenho dos computadores – o que se traduz como uma ótima notícia para os jogadores dos PCs.

Segundo a programação de três palestras programadas para a Game Developers Conference (GDC) deste ano, representantes da Microsoft e da NVIDIA vão demonstrar mudanças nas plataformas gráficas que podem aumentar as taxas de quadros por segundo nos jogos. Listamos a seguir alguns detalhes sobre as apresentações, todas no dia 20 de março:

  • “DirectX: Evolving Microsoft’s Graphic Platform” (entre 10h e 11h): nesta palestra, o gerente de desenvolvimento de Windows Graphics da empresa de Bill Gates, Anuj Gosalia, vai falar sobre os planos da empresa para o lançamento de ferramentas que permitam extrair mais potencial do hardware de PCs, tablets, celulares e consoles de video game;
  • “Approaching Zero Driver Overhead in OpenGL” (entre 13h e 14h30): Graham Sellers (da AMD), Tim Foley (da Intel), Cass Everit e John McDonald (ambos da NVIDIA) vão apresentar conceitos de alto nível disponíveis nas atuais implementações do OpenGL que “podem reduzir drasticamente o peso dos drivers em mais de dez vezes”;
  • “DirectX: Direct3D Futures” (entre 16h e 17h): durante a sessão, o chefe de desenvolvimento de Windows Graphics da Microsoft, Max McMullen, pretende discutir as melhorias futuras no software que “vão fornecer aos desenvolvedores um nível sem precedentes de controle sobre o equipamento e um peso reduzido na renderização pela CPU em um amplo ecossistema de hardware”.

O que vem por aí

Ainda não se sabe quando os jogos que usam as tecnologias DirectX e OpenGL vão poder começar a fazer uso das novas técnicas, ou se a versão da tecnologia da Microsoft que será capaz de implementá-las será exclusiva para o Windows 8. Por enquanto, tudo permanece um mistério, portanto resta apenas esperar para ver o que vai sair dos planos da Microsoft e da colaboração entre as empresas de chips gráficos e processadores.

A Game Developers Conference vai acontecer entre 17 e 21 de março, em São Francisco, Estados Unidos.

Fontes

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