HP supera a Apple e se torna a líder mundial em vendas de computadores

1 min de leitura
Imagem de: HP supera a Apple e se torna a líder mundial em vendas de computadores

HP: liderança apertada (Fonte da imagem: Innovation In Practice)

A HP tomou o posto da Apple e tornou-se a maior fabricante de computadores do mundo, de acordo com a empresa de consultoria Canalys. A liderança foi conquistada no primeiro quadrimestre de 2012 por uma diferença muito apertada: apenas 40 mil unidades vendidas a mais que a empresa da Maçã, que vendeu 15,8 milhões de unidades.

Apenas três meses atrás, a Canalys havia divulgado uma pesquisa que colocava a Apple como a líder de vendas mundiais de PCs.

Mercado em movimento

Os resultados apresentados pela consultoria são considerados polêmicos, já que a empresa considera desktops, notebooks, netbook e tablets como computadores. Só de iPads, por exemplo, a Apple vendeu 11,8 milhões de unidades em todo mundo.

Além de HP e Apple, o ranking é composto respectivamente por Lenovo, Acer e Dell, completando as cinco primeiras posições. No total, foram vendidos 107 milhões de unidades, o que representa um crescimento de 21% ao mesmo período do ano passado.

Olhando mais de perto, os dados revelam que pela sexta vez seguida os netbooks tiveram vendas menores (decréscimo de 34%) e os notebooks e desktops venderam mais (11% e 8% respectivamente). Os tablets também tiveram aumento de vendas (11%) e agora representam 19% no volume total de computadores adquiridos.

Windows 8 e turbulência mundial

Apesar dos bons números, a Canalys considera que os próximos trimestres serão de incertezas. As turbulências que algumas das maiores economias mundiais estão enfrentando significam que o consumo em muitos países é considerado um motivo de preocupação.

Outro fator crítico considerado pela consultoria é a boa recepção ao lançamento do Windows 8 no final do ano. Caso o novo sistema operacional seja bem avaliado, os fabricantes de PCs poderão olhar para 2013 com otimismo renovado.

Fonte: Canalys

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.