Mandar um email em 1984 era ridiculamente difícil [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Mandar um email em 1984 era ridiculamente difícil [vídeo]
Imagem: YouTube/ThamesTv

Quem acessa a internet pelo celular ou computador hoje em dia, seja para ver sites ou conversar com as pessoas pelas redes sociais, pode até pensar que sempre foi assim. Já aqueles que possuem algumas décadas de vida sabem que a história era bem diferente pouco tempo atrás.

Se você duvida, basta ver o vídeo abaixo para saber do que estamos falando. Nele é possível conferir um episódio do programa de tecnologia Database, mostrando como era “fácil” o processo de enviar um incrivelmente inovador email, lá em 1984. Sim, naquele tempo em que os computadores ainda eram como uma tela de MSDOS.

E como era o processo de conexão? De acordo com o programa, ele era extremamente simples de ser realizado. Basicamente você devia:

  • Conectar sua linha telefônica a um modem (e não se confunda com os aparelhos que vemos hoje, pois esse mais parece uma geringonça saída dos filmes antigos de ficção científica);
  • Usar a conexão do modem para ligá-lo novamente ao telefone;
  • Acessar a opção de logon no computador;
  • Usar seu telefone para “ligar” para seu computador e aguardar uma resposta;
  • Ativar o modem quando o computador enviar um sinal de resposta.

Depois de todo esse trabalho, você era recompensado com o acesso ao servidor. Entre as vantagens que isso permitia, estava ver as notícias mais recentes, checar análises de softwares, baixar programas e até mesmo enviar os emails – que não eram nada parecidos com os sistemas que vemos hoje.

É importante notar, porém, que você era limitado a essa conexão para apenas um servidor por vez. Ou seja: todo esse processo servia para dar acesso a menos conteúdo do que uma página de internet comum pode nos oferecer atualmente.

Para fechar com chave de ouro, é claro, o programa ainda termina ao som de uma “transmissão de software”, feita para que alguns computadores possam executar aplicativos através do áudio gravado em uma fita cassete. Como alguns já devem imaginar, o resultado é um barulho que parece o dial-up da internet discada em um dia ruim.

Qual foi o computador ou dispositivo móvel mais antigo que você já usou? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.