A computação quântica deve ser o próximo grande passo da tecnologia da informação, mas, até o momento, não se sabe exatamente como isso pode acontecer, uma vez que todas as iniciativas nessa área não passaram ainda da dimensão das experiências. Contudo, se você não vê a hora de colocar suas mãos em um computador quântico e não quer esperar até o dia em que seus netos tenham netos para que isso aconteça, a Google pode saciar sua vontade com o Quantum Playground.

Brinque de desenvolvedor quântico

Essa ferramenta é o que o nome já indica: um playground ou uma “área de recreação” quântica. O sistema é um simulador online de um computador quântico, mas por motivos óbvios, ele não tem todo o poder de um aparelho real desse formato. Em vez disso, a simulação imita um dispositivo do tipo que registraria até 22 qubits (os bits da computação quântica).

No Google Quantum Playground é possível escrever algumas linhas de código e ver como poderia funcionar o seu software em um PC quântico. Não é nada extremamente incrível, mas já dá para você ir se acostumado com a novidade e provar o gostinho do futuro. 

Cupons de desconto TecMundo: