Veja em vídeo como um computador desenha uma curva

1 min de leitura
Imagem de: Veja em vídeo como um computador desenha uma curva

Se você é um ilustrador, deve estar muito familiarizado com curvas vetoriais. Basicamente, esses elementos são produtos da manipulação de duas hastes, os “handles”, a partir de determinado vetor. Na prática, fica parecendo que os pontinhos dessas hastes são elementos virtualmente magnéticos, que ficam “puxando” o vetor ao criar a curva. Mas não é bem assim que isso funciona.

No vídeo acima, você consegue conferir como uma curva vetorial é desenhada em um computador com softwares específicos. Os handles são basicamente as diretrizes que o usuário dá para o computador fazer o desenho. Imediatamente em seguida, várias linhas e pontos virtuais são criados entre essas hastes e, com isso, o desenho perfeito e preciso é produzido.

Note que tudo começa a partir do primeiro handle e, com o movimentar das linhas, o ponto central da tangente rosa vai marcando no plano onde cada ponto da curva estará posicionado. Esse modelo é conhecido como curvas de Bézier e, com isso, você não vai mais pensar em pontinhos magicamente magnéticos na tela do seu dispositivo ao criar uma curva vetorial.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.