Qual é o serviço de compartilhamento de arquivos nas nuvens mais rápido?

1 min de leitura
Imagem de: Qual é o serviço de compartilhamento de arquivos nas nuvens mais rápido?


O jornalista David Sobotta, do site ReadWrite, decidiu realizar um teste para descobrir qual entre os principais serviços de armazenamento de arquivos online é o mais rápido. Descrevendo-se como alguém que trabalha com diferentes plataformas e sistemas operacionais, Sobotta decidiu testar o tempo necessário para acessar arquivos de diferentes tamanhos em diferentes computadores após enviá-los para a nuvem.

Para chegar a uma resposta, o jornalista enviou arquivos de diferentes tamanhos para os serviços Dropbox, Microsoft SkyDrive, Amazon Cloud e Google Drive, calculando o tempo necessário para que os arquivos pudessem ser acessados a partir de outras máquinas.

O grande vencedor

(Fonte da imagem: Reprodução/ReadWrite)
Após realizar 25 tipos diferentes de testes, Sobotta classificou os serviços pela porcentagem de vezes em que ele foi o mais rápido e o mais lento a sincronizar diferentes aparelhos. Estando à frente em 56% dos casos, o Dropbox mostrou-se a opção mais recomendada pelo jornalista. Ainda, o serviço só foi o mais lento em 4% dos testes, além de não ter nenhum caso de arquivo nunca sincronizado.

Em segundo lugar ficou o Amazon Cloud, que também não teve nenhum caso de desaparecimento de arquivos e os mesmos 4% de casos em que foi o mais lento a sincronizar. No entanto, ele foi o mais rápido em apenas 26% dos testes.

Em seguida, o Google Drive ficou em terceiro lugar, sendo o mais rápido em 4% dos testes e o mais lento em 12% deles, além de contar com um arquivo desaparecido. Por fim, o Microsoft SkyDrive ficou em último lugar, com três arquivos desaparecidos e sendo o mais lento em 80% dos casos.

Recomendações de uso da nuvem

Além dos testes, Sobotta organizou uma pequena lista de recomendações para facilitar o uso de serviços de armazenamento na nuvem. Acompanhe:

  • Não utilize a nuvem como um depositório de arquivos. Organização é importante, por isso é interessante deixar tudo organizado em diferentes pastas.
  • Se você desejar salvar um arquivo na nuvem para poder continuar trabalhando nele a partir de outro computador, saia da aplicação ou feche o arquivo no primeiro computador após salvá-lo na nuvem.
  • Sempre mantenha cópias físicas dos seus arquivos mais importantes. Apesar de facilitar a vida, serviços de armazenamento online podem causar surpresas desagradáveis.
  • Caso a pasta com seus arquivos na nuvem não estiver atualizando, tente reiniciar a aplicação ou, em último caso, o seu computador antes de tentar novamente.
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.