Uma tempestade pode acabar com a computação em nuvens? Boa parte das pessoas acredita que sim

2 min de leitura
Imagem de: Uma tempestade pode acabar com a computação em nuvens? Boa parte das pessoas acredita que sim

Na foto, a internet está sobre o campo (Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Você sabe o que é computação em nuvem? Se a resposta for sim, parabéns: você faz parte de uma minoria. Isso porque uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pela Wakefield Research revelou que boa parte da população ainda tem sérios problemas para entender a tecnologia, dando origem a uma série de equívocos, no mínimo, bizarros.

Duvida? Das 1 mil pessoas entrevistadas, 51% delas disseram acreditar que o recurso está relacionado ao tempo e que uma tempestade pode interferir em seu funcionamento — ou seja, proteja seus documentos no Dropbox para eles não molharem.

Essa é apenas uma das respostas bizarras que o estudo mostrou. De acordo com o site Citrix, que colaborou com a coleta de dados, 22% dos americanos fingem saber do que a tecnologia se trata, sendo que um terço dessa estatística acontece em ambientes de trabalho. Quer impressionar seu chefe? Fale em como a previsão do tempo disse que era um ótimo dia para acessar o Google Drive.

Internet flagrada em momento de lazer (Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

O desconhecimento em torno da cloud computing é tão grande que 97% dos entrevistados — ou seja, quase todo mundo — falou que usa um serviço do gênero na hora de realizar compras, nas redes sociais e até mesmo para acessar seu banco. Quem sabe as próximas gerações possam sacar seu salário pelo Skydrive, não é mesmo?

A boa notícia é que muita gente disse que se trata de uma tendência para o futuro, o que mostra que, mesmo sem ter uma noção exata do que se trata, as pessoas imaginam que o recurso possui um potencial que pode ser melhor explorado — e, quiçá, compreendido — nos próximos anos.

Mas o que é a tal nuvem?

A pergunta que não quer calar também trouxe respostas bem variadas. A principal, como não poderia deixar de ser, era “aquela coisa branca e fofinha”. Isso deixa claro que o termo “nuvem” ainda cria muita confusão, principalmente quando muita gente fez referência a céu e tempo.

Internet vista de cima (Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

O Citrix revela que somente 16% dos entrevistados soube dizer que se trata de uma rede de computadores em que é possível armazenar e compartilhar arquivos via internet. O restante se limitou a trazer ideias bem absurdas envolvendo ciberespaço, “o sonho de todo hacker” e até mesmo travesseiro, fumaça e papel higiênico.

O que eles quiseram dizer com isso, jamais saberemos.

Fonte: Citrix

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.